Apenas bandas dos clubes mandantes poderão ter acesso aos estádios e deverão ter a autorização dos órgãos de segurança

O governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial deste quarta-feira um decreto que regulamenta a entrada de charangas (bandas) nos estádios do estado. De acordo com o documento, são classificados como charanga o grupo de 12 ou mais músicos em que cada membro tenha um instrumento de metal ou percussão.

O decreta determina que os músicos precisam ser identificados (com RG, CPF e foto atualizada) e apenas o time mandante poderá ter a sua banda. Além disso, os músicos só poderão ficar no setor social do clube e que há a obrigatoriedade de que pelo menos um segurança seja contratado para cada três músicos.

Para que a banda seja autorizada a tocar nos estádios, o clube precisará pedir que a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) envie um ofício à Polícia Militar, 48 horas antes da partida. Cabe aos órgãos de segurança pública darem o aval.

A decreto também afirma que é proibida a execução de cânticos que façam apologia a crimes, violência, homofobia, racismo e quaisquer discriminações. A pena pode ser a suspensão das charangas.


Fonte: O GLOBO