Somente nas últimas 24 horas foram registrados 40 milímetros de chuva na capital acreana, segunda dados de Defesa Civil Municipal

As chuvas não têm dado trégua à população da capital acreana nos últimos dias. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, em cinco já choveu 46,9% do esperado para todo o mês de fevereiro.

Do dia 1 até as 6h desta segunda-feira (6), choveu um acumulado de 140,4 milímetros na capital, sendo que o esperado para todo o mês é de 299 mm de chuva. Em janeiro, Rio Branco teve um volume de chuva abaixo do esperado, alcançando 270 mm, sendo que a expectativa era de 289,5.

“Pelo que temos observado, sempre que um mês fica em deficit em relação às chuvas, como foi o caso de janeiro, a tendência é que o mês seguinte dobre o que a gente espera”, afirmou o coordenador da Defesa Civil municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.


Rio Acre em Rio Branco com 9,76 metros nesta segunda-feira (6) — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

O aumento no volume das chuvas também reflete no nível do Rio Acre. O manancial segue em alta e marcou 9,76 metros na medição das 6h desta segunda (6).

Área de deslizamento de terra

Por conta das chuvas, três famílias foram retiradas de casa na Travessa Jucá, bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito da capital, por conta de um deslizamento de terra. A Defesa Civil de Rio Branco segue monitorando outras duas famílias, que também podem ser retiradas da área a qualquer momento.


Duas famílias foram removidas de casas após deslizamento de terra em rua de Rio Branco — Foto: Arquivo/Defesa Civil de Rio Branco

Entre as famílias que tiveram que ser retiradas do local, duas estão na casa de amigos até encontrarem um lugar para alugar e uma está em uma casa alugada.

“Seguimos monitorando a situação dessa rua e provavelmente essas duas famílias também deve ser removidas. Isso porque a fissura que tem nessa localidade está aumentando”, afirmou Falcão.

Alerta de temporal

Um novo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitido nesta segunda-feira (6) alerta para o risco de chuvas fortes com ventos intensos em todo o Acre. O aleta amarelo é válido até as 10h desta terça (7).

A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm no dia, com ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora. É baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: G1/AC