Governador Cláudio Castro afirma que evento retoma 'credibilidade' do Rio para sediar grandes eventos

No saibro, o inglês Cameron Norrie venceu o jovem Carlos Alcaraz e se tornou o campeão do Rio Open, um dos principais torneios de tênis da América do Sul. 

Mas em outro quesito, foi o estado do Rio de Janeiro quem venceu: nos nove dias de torneio, R$ 130 milhões foram injetados na economia, entre turismo e geração de empregos diretos e indiretos. O estudo foi realizado pela consultoria Deloitte, encomendado pela organização do torneio.

O governador do estado, Cláudio Castro, esteve na final no último domingo, e acredita que o sucesso do evento pode atrair novos torneios no futuro. 

"Além de ser um grande evento esportivo, o Rio Open ajuda a fomentar a cadeia de turismo, hotelaria e lazer, gerando empregos diretos e indiretos. Com o sucesso da edição deste ano, o Estado do Rio de Janeiro sinaliza a retomada da credibilidade para sediar grandes competições", afirmou.

No total, cerca de 60 mil espectadores conferiram de perto o Rio Open, que aconteceu no Jockey Club, na Gávea, zona sul da capital. O evento contou com uma verba de R$ 13.8 milhões para a organização, obtida através da Lei de Incentivo ao Esporte. 

"A Lei de Incentivo é um instrumento fantástico que o governo do Rio disponibiliza, porque permite a viabilidade de grandes eventos e garante a fixação social das ações promovidas. A parceria com o Rio Open por meio dessa lei existe desde a sua primeira edição, e o legado deixado pelo torneio, ao longo desses 10 anos, é enorme", opinou o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.


Fonte: O GLOBO