Grupo responde pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio, roubo e corrupção de menor

Por unanimidade, os desembargadores da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) mantiveram a decisão de pronúncia contra sete pessoas acusadas de participação em um tiroteio no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco, em abril de 2021. Durante o ataque, o jovem Yuri Matheus de Lima Cavalcante, de 26 anos, morreu e outras sete pessoas ficaram feridas a tiros.

O grupo tinha sido pronunciado em agosto do ano passado pela juíza Luana Campos, da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco para irem a júri. As defesas deles entraram com recurso pedindo a anulação da sentença alegando que não havia indícios de participação deles na prática dos crimes.

O Ministério Público do Acre rebateu os argumentos das defesas e se manifestou pela manutenção da sentença de pronúncia. E, ao analisar o pedido, o desembargador relator Samoel Evangelista entendeu que as provas nos autos acerca da autoria “são suficientes para submeter os réus a julgamento pelo Tribunal do Júri.”

Com isso, os réus devem ir a júri pelo crime de homicídios qualificados tentados e consumado – com as qualificadoras de motivação torpe, emprego do recurso que dificultou a defesa do ofendido, e meio cruel. Além dos crimes de roubo e corrupção de menor.

Inicialmente, nove pessoas eram acusadas pelo crime, mas depois de uma audiência de instrução e julgamento, dois dos envolvidos foram absolvidos e não vão a júri.

Entre os réus que vão a júri estão: Elvis Preslei de Sena Figueiredo, Gabriel Miranda Gonçalves, Lucas Cunha de Araújo, Margarido Freire costa, Arthur Carvalho Gomes, Josias Silva de Lima, e Ademildo Bertolo da Silva Neto. Ambos respondem ao processo presos. O g1 não conseguiu contato com a defesa dos acusados.

Invasão e tiroteio

No dia 5 de abril de 2021, moradores do Conjunto Habitacional Cidade do Povo, na região do Segundo Distrito de Rio Branco, viveram momentos de tensão após um grupo de criminosos armados invadir as ruas do bairro e efetuar vários disparos contra rivais.

Eles gravaram o momento da invasão e o vídeo viralizou nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver vários homens armados correndo pela rua do bairro e são efetuados vários tiros.

Na ação dos criminosos uma pessoa foi morta e outras sete ficaram feridas, sendo que uma delas ficou em estado grave e foi levada ao PS. A vítima fatal foi o preso monitorado por tornozeleira eletrônica Yuri Matheus de Lima Cavalcante. Ele estava dentro de uma lanchonete quando foi atacado com vários tiros e facadas.

Os criminosos chegaram no bairro em dois carros, segundo informações da polícia. O ataque iniciou na quadra de grama sintética da Cidade do Povo. No local, os bandidos feriram cinco homens com tiros nos pés, mãos e nádegas. Em seguida, eles correm pelas ruas atirando e uma outras duas pessoas foram baleadas no meio da rua.

Após a ação, os bandidos ainda roubaram uma caminhonete e uma motocicleta para a fuga.

Fonte: G1/AC