Durante escavação, um espelho em formato de escudo também foi localizado e chamou atenção dos especialistas

Arqueólogos japoneses do Centro de Pesquisa de Bens Culturais em Nara com o apoio do Instituto Arqueológico de Kashihara encontraram uma espada "dako" gigante de 2,3 metros de comprimento e um espelho em formato de escudo, durante uma escavação realizada no túmulo Tomio-Maruyama, no Japão.

De acordo com o Heritage Daily, os objetos foram achados em um sítio arqueológico datado do século IV d.C do período Kofun (300 d.C. a 538 d.C.), era mais antiga da história registrada do Japão. Além disso, outras escavações realizadas no local também revelaram utensílios, artefatos de bronze, objetos cilíndricos de cobre, ferramentas agrícolas e vários espelhos decorados com temas de deuses e animais.

As espadas dakō já foram encontradas em outras tumbas japonesas antigas, mas o tamanho desta foi considerado pelos arqueólogos como “excepcional”.

“É duas vezes maior do que qualquer outra espada encontrada até agora no Japão”, disse Riku Murase, arqueólogo do Centro de Pesquisa Arqueológica da cidade de Nara.

Outro item a chamar atenção dos especialistas, durante escavação recente, foi um espelho que estava em uma camada de argila que cobria o caixão de madeira. Tipicamente, os espelhos de bronze encontrados em sítios arqueológicos japoneses são arredondados. Esse último, porém, tem a forma de um escudo e possui 64 cm de altura e 31 cm de largura.

Segundo Kosaku Okabayashi, vice-diretor do Instituto Arqueológico, "essas descobertas indicam que a tecnologia do período Kofun está além do que se imaginava, e são obras-primas da metalurgia daquele período."


Fonte: O GLOBO