Segundo tradutor, prefixo corresponde aos artigos definidos 'o', 'a', 'os' e 'as' na língua portuguesa

O Al Hilal enfrentará o Flamengo pelas semifinais do Mundial de Clubes e o Al Ahly jogará contra o Real Madrid, também por uma vaga na final da competição que está sendo disputada no Marrocos. Ambas equipes carregam o prefixo "al" em seus nomes, algo comum entre os clubes árabes de futebol. A semelhança entre eles nada mais é do que um artigo invariável, correspondente aos artigos definidos "o", "a", "os" e "as" na língua portuguesa ("the", no inglês e "el", no espanhol, por exemplo).

Al Ahly significa "o Nacional" e Al Hilal, "a Lua Crescente".

— É uma maneira de destacar, de engrandecer. Al Ahly é "o" time nacional, não qualquer time nacional. O mesmo ocorre para o Al Hilal, "a" Lua Crescente — explica Saleh Hassan, tradutor da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. 

— O "al" também é usado em nomes próprios, sempre antes do sobrenome. O motivo é o mesmo, para engrandecer o nome da família. A tradição é mais comum na Arábia Saudita ,e o prefixo não é usado antes do primeiro nome.

Uma curiosidade é que existem diversas palavras de origem árabe no português falado atualmente. Os árabes estiveram presentes na Península Ibérica durante um período de formação da língua portuguesa durante aproximadamente oito séculos. 

Elas também carregam o "al", como álcool, alface, alcachofra, alfafa, almirante, almofada, alfaiate, algarismo, álgebra, algazarra, almôndega, alquimia, entre outras.O Al Ahly, terceiro colocado no Mundial de Clubes da Fifa do ano passado, é um time de futebol da cidade do Cairo, no Egito. 

É qum possui mais títulos no país: são 42 do Campeonato do Egito e 37 da Copa do Egito. Além disso, o clube é o segundo maior ganhador de títulos internacionais do planeta, ficando atrás apenas do imbatível Real Madrid (24 a 26).

Já o saudita Al Hilal é uma das equipes mais ricas da Ásia, o maior campeão nacional com 18 conquistas (e já foi comandado por Jorge Jesus, ex-Flamengo). O time tem a maior torcida do país, já venceu a Champions League Asiática quatro vezes e foi semifinalista do Mundial de 2019, quando foi derrotado de virada pelo rubro-negro carioca por 3 a 1.

Flamengo e Al Hilal se enfrentam nesta terça-feira, às 16h (horário de Brasília), pela semifinal do Mundial de Clubes, em Tânger, no Marrocos. Na outra semifinal, Real Madrid e Al Ahly duelam na quarta-feira, no mesmo horário, em Rabat.


Fonte: O GLOBO