Nível do manancial baixou 50 centímetros em 24 horas e marcou 12,06 metros nesta quinta-feira (26) no interior do Acre. Não há famílias desabrigadas ou desalojadas

O nível do Rio Juruá apresentou baixa de 50 centímetros em 24 horas e amanheceu com 12,06 metros nesta quinta-feira (26), em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, segundo dados da Defesa Civil Municipal.

Mesmo com a vazante, casas de quatro bairros da cidade seguem atingidas pelas águas do manancial, mas não há famílias desabrigadas ou desalojadas. Não há informação sobre a quantidade de pessoas atingidas.

Desde que o manancial chegou à marca dos 11,80 metros, equipes da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul e Corpo de Bombeiros seguem em alerta e monitorando a situação. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Lima, existe previsão de chuva intensa para os próximos dias e, com isso, há possibilidade do rio ultrapassar a cota de transbordo, que é de 13 metros.

“O nível vai continuar baixando pelo menos mais alguns dias, mas como há previsão de chuva intensa entre 50 e 100 milímetros do 30 de janeiro ao dia 8 de fevereiro, o rio pode subir bastante e chegar aos 13 metros. Estamos em monitoramento e vamos seguir o plano de contingência nos mesmos moldes de 2021 e 2022, usando escolas como abrigos em caso de famílias desabrigadas”, informou o coordenador.

Os bairros atingidos são:

Várzea
Miritizal
Lagoa
Cruzeirinho
Comunidade Olivença

Fonte: G1/AC