Além do exame de PSA, vacinações de rotina e doses de reforço foram ofertadas aos colaboradores

Porto Velho, RO
- A programação da Campanha Novembro Azul da Prefeitura de Porto Velho segue com ações de saúde e divulgação de informações sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de próstata. Nesta sexta-feira (18), os servidores municipais puderam realizar exames preventivos à doença e tomar vacinas de rotina e reforço no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

"Estamos dando continuidade ao projeto 'Cuidando do Cuidador', oferecendo serviços de saúde aos servidores. Durante a ação, os homens puderam realizar o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), tomar vacinas como as contra a Covid, Hepatites, Tríplice viral, Febre Amarela, Meningite e Tétano. A expectativa era de atender 70 servidores municipais", explicou Valdir Alves, Coordenador de Planejamento de Saúde do Servidor.

Além disso, a Prefeitura disponibilizou serviços de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, além da medição do Índice de Massa Corpórea (IMC). Com exceção do exame de PSA, os outros serviços também estavam disponíveis às servidoras municipais.

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele. A campanha é um apelo para que a população masculina cuide do corpo e também da mente. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Segundo a Semusa, a detecção precoce é essencial para lutar contra a doença. Por isso, é indicado que os homens procurem uma Unidade Básica de Saúde ao menos uma vez por ano, caso tenham acima de 45 anos e possua algum fator de risco, como histórico de câncer na família, sobrepeso, obesidade, risco aumentado com o avanço da idade, e mais de 50 anos sem fatores de risco.

A secretaria ainda afirma que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, que acontece através dos exames complementares de sangue PSA e o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho