Uma nova onda de covid-19 está circulando pelo País começando pelas grandes cidades. A doença proveniente da infecção pelo novo..

Porto Velho, RO - Uma nova onda de covid-19 está circulando pelo País começando pelas grandes cidades. A doença proveniente da infecção pelo novo coronavirus está causando algumas mudanças no meio social com a volta a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões, transportes públicos e locais fechados. As medidas para conter esse avanço precisam ser amplamente difundidas, pois o avanço da primeira onda se deu justamente nas festividades de final de ano, a dois anos atrás.

Em Rondônia, o risco do avanço dessa nova onda é grande uma vez que, cerca de um terço da população do estado encontra-se com o esquema vacinal incompleto. Isso indica que essa grande parcela dos rondonienses tomaram uma ou outra dose, e nada mais. As unidades de saúde tem vacinas disponíveis e, no entanto, as pessoas não estão comparecendo para imunizar.

São mais de 600 mil pessoas de um total de 1,9 milhão de habitantes que estão desprotegidas. A forma mais eficaz de imunização em massa é a vacinação e a prova disso é que as mortes em grande escala foram contidas a partir da vacinação.

Hábitos já familiarizados como o uso de álcool 70o, máscaras em locais fechados e o fortalecimento da imunidade do organismo são fatores fundamentais para proteger a vida e ajudar a conter o avanço de uma nova onda dessa terrível doença.

Fonte: Diário da Amazônia