Manchester City confirmou o quarto título consecutivo da Premier League, o sexto em sete anos — Foto: Oli SCARFF / AFP
O Manchester City corre o risco de ser banido de todas as competições caso seja condenado no "Julgamento do Século". Segundo o jornal inglês Telegraph, o clube pode ser excluído tanto da Premier League e FA Cup, quanto da Carabao Cup. Ainda não há certeza de que poderiam continuar jogando na Liga dos Campeões ou no Mundial de Clubes.
Conforme divulgado pelo periódico, no "Julgamento do Século", que envolve entre 115 e 130 acusações contra o City por violações das regras financeiras da liga, os rivais não acreditam que uma dedução de pontos seria uma punição suficiente caso o clube seja considerado culpado.
A expulsão da liga atenderia aqueles que pedem uma sanção mais severa, mas também poderia causar caos no futebol inglês. No entanto, as regras das duas competições domésticas sugerem a possibilidade de que o exílio do City seja estendido além da Premier League.
A Cláusula 31 das regras da FA Cup, por exemplo, afirma: “Quando um clube é admitido a participar da competição, mas depois é removido da liga em que compete (ou seus jogos são suspensos), o Conselho de Jogos Profissionais [PGB] pode remover o clube da competição.” O PGB é composto por representantes da Premier League e da English Football League.
As regras da EFL Cup estabelecem que os clubes participantes são “todos os membros da liga e da Premier League”. Já as normas da Liga dos Campeões parecem ser mais complicadas, pois os clubes precisam obter uma licença da Uefa para competir em torneios europeus. A Uefa, a FA e a Premier League desempenham papéis na concessão dessas licenças.
Da mesma forma, os regulamentos detalhados do Mundial de Clubes da Fifa — competição que o City se classificou ao vencer a Liga dos Campeões — não estão amplamente disponíveis. No entanto, se o time for banido de todas as competições domésticas, isso poderia comprometer sua participação tanto na Liga dos Campeões quanto no Mundial de Clubes, devido aos longos períodos sem jogos competitivos.
Segundo o Telegraph, o Manchester City tem negado consistentemente qualquer irregularidade, tanto antes quanto após ser acusado pela Premier League, afirmando ter um "conjunto abrangente de provas irrefutáveis" para se defender e que “espera que essa questão seja resolvida de uma vez por todas”.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários