Segundo Receita Federal, pagamentos da primeira leva superam R$1,1 bilhão e serão beneficiados cerca de 900 mil moradores do Rio Grande do Sul

A Receita Federal informou que dará prioridade para os gaúchos no pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. O depósito será realizado no dia 31 de maio e devolverá mais de R$1,1 bilhão para contribuintes do Rio Grande do Sul.

Neste lote, estão incluídas restituições de cerca de 900 mil declarantes do estado.

Por conta das enchentes que assolam o estado da região Sul, o prazo para entrega da declaração de moradores das 336 cidades do RS foi adiada para 31 de agosto. A entrega da declaração anual dos microempreendedores individuais também teve prazo estendido, para 31 de julho. Outros tributos federais também tiveram adiamento.

Imposto de Renda 2024: Veja o passo a passo para preencher a declaração

Segundo o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, a medida foi possível a partir de mudanças no sistema que viabilizaram o fechamento do primeiro lote apenas no dia 15 de maio. As entregas realizadas até este dia já foram processadas e aumentaram as chances dos contribuintes em receber a restituição no primeiro lote.

Priorizar a restituição aos contribuintes gaúchos foi uma das medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no último dia 9.


Fonte: O GLOBO