Cariocas e paulistam medem forças nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã

A segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2024 reserva uma partida entre dois gigantes do futebol nacional: Flamengo e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio do Maracanã.

O Flamengo chega para o duelo desta quarta após vencer o Atlético-GO na primeira rodada, fora de casa, em uma partida marcada por polêmicas de arbitragem. O Rubro-Negro venceu o Dragão por 2 a 1, já nos acréscimos do segudno tempo.

Por outro lado, o São Paulo vive um período de desconfiança e de uma espécie de 'última chance' de Thiago Carpini no comando técnico da equipe. Na estreia no Brasileirão, o Tricolor perdeu em casa para o Fortaleza por 2 a 1, deixando a vida de Carpini ainda mais complicada.

Para manter o 100% de aproveitamento no Brasileirão, o Flamengo tem cartas na manga para vencer o São Paulo no Maracanã, e um levantamento do GLOBO mostra os pontos fracos do time comandado por Thiago Carpini, e por onde o rubro-negro pode ser efetivo na partida nesta quarta-feira.

Como o Flamengo pode superar o São Paulo?

Ao todo, o São Paulo fez 17 jogos em 2024 e levou 17 gols, ou seja, tem média de um gol sofrido por partida, número que já mostra uma certa fragilidade do sistema defensivo montado por Thiago Carpini neste primeiro semestre de temporada.

Raio-x de gols sofridos pelo São Paulo desde a chegada de Carpini — Foto: Editoria de Arte

O levantamento feito pelo GLOBO detectou dois pontos fracos na defesa do São Paulo. Dos 17 gols sofridos pela equipe até aqui, 29,41% foram sofridos nos minutos finais das partidas. Além disso, 41,18% dos gols levados pelo São Paulo foram originados de jogadas de bola aérea.

O setor central da defesa também é um ponto a ser bem explorado pelo ataque rubro-negro, principalmente aproveitando a boa fase de Pedro. Dos 17 gols sofridos pelo São Paulo, 11 gols, ou 64,71%, foram por essa região, sendo seis no meio da área e cinco na pequena área.

Flamengo e São Paulo entram em campo na noite desta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2024. Na última temporada, os dois times fizeram a grande decisão da Copa do Brasil, onde o time paulista levou a melhor.


Fonte: O GLOBO