A volta de Dudu aos treinos do Palmeiras a partir dessa semana é comemorada internamente, mas ao mesmo tempo o clube adota cautela sobre o retorno do atacante aos gramados.

A expectativa conservadora do Palmeiras é que o atleta tenha condições de voltar a atuar em junho, mas o clube não trabalha com prazos. Depois de voltar Dudu ainda terá de ganhar ritmo em campo.

Dudu não joga desde agosto, quando passou por um procedimento cirúrgico no joelho para tratar uma ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco.

Nesta segunda-feira, ele começou a quarta fase de cinco de sua reabilitação. Nesta etapa, o camisa 7 fará readequação funcional no Núcleo de Saúde e Performance e atividades gradativas com o grupo.

A adaptação funcional não se baseia no tempo de recuperação, mas na conclusão de cada etapa. E a última é a mais longa e precisa que seja também a mais consistente.

A lesão de Dudu costuma ter gatilhos emocionais por falta de confiança quando os jogadores voltam a atuar, e em alguns casos problemas de desequilíbrio muscular subsequentes.


Fonte: O GLOBO