Vicente del Bosque vai liderar comissão encarregada de supervisionar RFEF, cujos dirigentes são investigados por corrupção

O ex-técnico da seleção espanhola Vicente del Bosque vai liderar a comissão encarregada de supervisionar a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), cujos dirigentes estão sendo investigados por casos de corrupção, informou nesta terça-feira o governo espanhol.

Del Bosque, de 73 anos, é uma figura respeitada na Espanha, tendo levado La Roja à conquista do título de campeão mundial em 2010 e da Eurocopa em 2012, além de dois títulos da Liga dos Campeões como técnico do Real Madrid.

Del Bosque estará à frente da comissão criada pelo governo para "fiscalizar" a RFEF e tentar resolver a a crise da entidade em meio a desafios como a organização do Mundial de 2030 juntamente com Marrocos e Portugal.

Tanto o atual presidente da RFEF Pedro Rocha como o seu antecessor, Luis Rubiales, que se demitiu no final do ano passado devido ao escândalo do beijo forçado na jogadora Jenni Hermoso, são acusados ​​pela Justiça espanhola, que investiga vários casos de corrupção na entidade.

— É um orgulho poder anunciar que quem assumirá a presidência e representação desta Comissão de Normalização é Vicente del Bosque — anunciou a ministra da Educação e Desportos, Pilar Alegría, em entrevista coletiva. — Será a cara e a representação do futebol espanhol.

O Conselho Superior do Esporte (CSD), vinculado ao Ministério espanhol dos Esportes, anunciou na semana passada a criação de uma “Comissão de Fiscalização, Normalização e Representação”, que “supervisionará o funcionamento da RFEF na resposta à crise do ente federativo e em defesa do interesse geral de Espanha".

Este anúncio levou a Fifa e a Uefa a publicarem um comunicado conjunto para mostrar a sua “grande preocupação com a situação em torno da RFEF” e alertar as autoridades espanholas contra uma possível interferência governamental que afete a “independência” da entidade federativa.


Fonte: O GLOBO