Episódio aconteceu nesta quarta-feira e foi a segunda ação do tipo na semana

A Força Aérea Brasileira divulgou, em suas redes sociais, vídeos e áudios que mostram a ação com caças Super Tucano A-29 que interceptaram uma aeronave suspeita, nesta quarta-feira. Após um tiro de aviso, o avião, que entrou clandestinamente no país pela Bolívia, fez um forçado.

Após a aterrisagem, feita em uma área de difícil acesso, os tripulantes atearam fogo na aeronave e escaparam das autoridades, nas proximidades do município de Rondolândia (MT). Veja abaixo o vídeo:

""Aeronave interceptada, (...) por determinação da defesa aérea, sua rota será modificada", diz um dos pilotos da FAB ao avião suspeito. Como a aeronave EMB-810D Seneca não seguiu as orientações das autoridades brasileiras, foi submetida a duas rajadas de tiro de aviso, segundo o áudio compartilhado pela Força Aérea. A interceptação aconteceu por volta de 13h30.

— É com grande satisfação que o COMAE, junto à Polícia Federal, anuncia o êxito em mais uma missão de interceptação, em que interrompemos o fluxo de uma aeronave clandestina — disse o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

Essa ação foi a segunda do tipo nesta semana. Um dia antes, na terça-feira, a Força Aérea interceptou um avião carregado de cocaína nos arredores de Londrina. A aeronave Cesna-182 tinha como origem o Paraguai e chamou a atenção das autoridades, que deslocaram dois caças Super Tucano e o avião radar E-99 para ação. O piloto do avião desobedeceu às ordens das autoridades e fez um pouso forçado em SP. Segundo a PF, havia cerca de 565kg de cocaína dentro da aeronave.


Fonte: O GLOBO