O atual prefeito de Rio Branco (AC), Tião Bocalom, aparece com folga na liderança das intenções de voto na primeira sondagem para as eleições majoritárias de 2024, divulgada hoje pelo Instituto Phoenix.

Bocalom aparece com 29,30% das intenções de voto contra 17,10% do ex-prefeito Marcus Alexandre, e 6,80% do ex-secretário de saúde estadual Alysson Bestene. Coronel Ulisses vem logo atrás com 5,90%.

Mais abaixo estão o deputado estadual Emerson Jarude (5,40%), e, em sexto, o ex-deputado estadual Janilson Leite (5%). A lista dos pré-candidatos a prefeito de Rio Branco é composta por outros políticos, discriminados na tabela abaixo:



ATUAÇÃO, DESEMPENHO, E POPULARIDADE

Outro item da pesquisa espontânea aferiu a atuação, o desempenho e a popularidade do prefeito Tião Bocalom, através da seguinte pergunta: “A seu ver, o prefeito cumpriu com suas promessas de campanha?”.

O resultado apontou que SIM, 47,1% disseram que o prefeito cumpriu suas promessas de campanha e outros 26,62% disseram NÃO, que o atual gestor municipal descumpriu o que prometeu na corrida sucessória.

Confira os percentuais na tabela abaixo:



VEREADORES

O terceiro e último quesito da pesquisa foi sobre os pré-candidatos a vereador: “Em quem você vai votar para vereador na próxima eleição?”

Segundo a tabela abaixo, os dez primeiros vereadores mais lembrados pelo eleitor são: Adailton Cruz (4,7%), Rafael Almeida (4,3%), Lene Petecão (3,8%), Leo Lino e Eustênio da Saúde, empatados com (3,6%), Anderson Santos (3,3%), Samir Bestene (3,1%), Dra, Michele (2,8%), Cleiton da Saúde (2,6%), Celso Gadelha (2,4%), Alberto Frota e Antônio – empatados com 2,1% e ainda, empatados com 1,9% - Glésio, Fábio Araújo e Arnaldo.



DADOS DA PESQUISA

Foram entrevistados 601 eleitores ente os dias 20 a 24 de fevereiro de 2024. A pesquisa possui margem de erro de + ou -33% e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos próprios, realizada na zona urbana e rural de Rio Branco e assinada pela estatística Liliane Costa Conre 9065 e registrada no TRE-AC 003220/2024.