Baleias presas entre uma vasta camada de gelo perto da península de Shiretoko, que é Patrimônio Mundial da Unesco

O grupo de pelo menos 13 orcas foi visto lutando no gelo, na manhã de terça-feira, no largo da costa de Hokkaido, no norte do Japão. Elas estavam agrupadas e pareciam estar colocando a cabeça para fora da água para respirar.

As imagens transmitidas pela emissora nacional japonesa NHK, mostraram as baleias presas entre uma vasta camada de gelo perto da península de Shiretoko, que é Patrimônio Mundial da Unesco. Segundo o jornal japonês Yomiuri, o gelo flutuante estava se movendo para o sul e atingiu a costa de Rausu na manhã de terça-feira.

O especialista marinho Seiichiro Tsuchiya estava conduzindo pesquisas na área quando descobriu os animais atingidos por meio de seu drone. “Vi cerca de 13 baleias assassinas com as cabeças saindo de um buraco no gelo. Eles pareciam estar lutando para respirar", disse à emissora.

Autoridades da cidade afirmaram que o gelo espesso impossibilitou do acesso ao local e eles só podiam observar e torcer para que o gelo flutuante se quebrasse, permitindo que as orcas saíssem.

“Não temos escolha a não ser esperar que o gelo se rompa e que eles escapem por ali”, disse um funcionário à NHK. Enquanto outras baleias grandes podem frequentemente passar longos períodos debaixo d’água, as orcas só conseguem permanecer submersas por cerca de 15 minutos em condições extremas.


Fonte: O GLOBO