STJD negou o pedido do clube para que um inquérito fosse aberto; suspeita é de manipulação no Brasileiro de 2023

O Botafogo avalia recorrer à arbitragem para conseguir que a denúncia feita por supostos erros de arbitragem durante o Campeonato Brasileiro de 2023 seja apurada. A ideia é que o caso seja analisado pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA).

O clube fez um pedido de abertura de inquérito ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no início de dezembro, mas o presidente do tribunal o arquivou. A alegação foi a de que não havia "mínimas possibilidades jurídicas para abertura de inquérito, vez que as razões apresentadas são subjetivas e sem consistência, porque são interpretações unilaterais que não guardam pertinência com a realidade desportiva".

O Botafogo recorreu e sustento que os ritos processuais não foram cumpridos. Além disso, pediu que os relatórios elaborados pela empresa Good Game fossem anexados ao processo e analisados. Na semana passada, por unanimidade, o pleno do tribunal julgou a decisão do presidente e concordou com ela, mantendo assim, o arquivamento.

Segundo o relator do caso, auditor Mauro Marcelo, todos os procedimentos requeridos no Código Brasileiro de Justiça Desportiva foram seguidos. E aí se inclui o posicionamento da procuradoria e a discussão pelos membros do tribunal. Ele alegou ainda que não se pode admitir relatórios de auditorias externas, principalmente de empresas estrangeiros, cujo as metodologias são desconhecidas. E finalizou afirmando que John Textor “ao invés de lidar com os desafios internos de sua equipe quis manipular o sistema”.

De acordo com Textor, o pedido de abertura de inquérito foi feito após enviar cinco cartas à CBF questionando problemas da arbitragem e não ter recebido resposta a nenhuma delas. O relatório feito pela empresa contratada pela SAF apontou erros que teriam prejudicado o alvinegro e beneficiado principalmente o Palmeiras. O alviverde sagrou-se campeão brasileiro com 70 pontos. Já o Botafogo, que liderou o torneio por 31 rodadas, terminou na quinta colocação, com 64.


Fonte: O GLOBO