Comunicado foi feito após a Guarda Revolucionária iraniana afirmar que atingiu o 'centro de espionagem' de Israel no Curdistão iraquiano; ação deixou ao menos quatro civis mortos

Os Estados Unidos irão às urnas escolher o próximo presidente do país no dia 5 de novembro de 2024. Nesta segunda-feira, a corrida eleitoral teve início com as primárias republicanas de Iowa para escolher quem irá representar o partido no pleito do final do ano. O ex-presidente Donald Trump, que liderava com folga as pesquisas, venceu essa primeira etapa.

Além do futuro presidente e vice-presidente, os americanos também escolherão senadores, deputados e governadores nas eleições deste ano.

Diferentemente do Brasil, onde os partidos apresentam seus candidatos aos eleitores, os EUA tem um sistema de consulta pública que permite ao eleitorado participar da escolha.

As prévias — também chamadas de primárias — são a etapa inicial das eleições americanas e seguem regras tão específicas (e variadas) por Estado quanto a eleição geral.

O processo é longo, tendo início com o caucus republicano de Iowa em 15 de janeiro e indo até 8 de junho, com o caucus e a primária democrata em Guam e Ilhas Virgens.

Apenas depois das primárias que tem início a disputa direta entre o candidato republicano e democrata. O vencedor toma posse no dia 20 de janeiro de 2025.


Fonte: O GLOBO