A americana ainda vai competir duas etapas do mundial e tentará o bicampeonato olímpico em Paris

A pentacampeã mundial Carissa Moore anunciou, nesta sexta-feira, que se afastará do circuito mundial por algum tempo. A havaiana de 31 anos ainda vai competir duas etapas do mundial feminino Pipeline e Taiti. Ela também vai tentar o bicampeonato olímpico nos Jogos de Paris-2024.

"Estou animada para ver o que mais há lá fora”, disse Moore. “Não gosto da palavra aposentadoria. Gosto de dizer uma saída da turnê, ou apenas dar um passo atrás, ou mudar de marcha, ou , tipo, evoluindo".

No circuito desde 2010, Carissa planeja se dedicar mais à vida pessoal e a outros desafios na carreira.

Primeira medalhista de ouro olímpico no surfe em Tóquio-2020 (Ítalo Ferreira venceu entre os homens), Moore defenderá o título em Paris-2024, nas ondas do Taiti, onde a modalidade será disputada em julho deste ano. No circuito mundial, ela já chegou duas vezes às quartas de final e receberá um wildcard para a etapa desde ano, que acontecerá antes das Olimpíadas.

"Enquanto Carissa Moore compartilha sua decisão de abrir um novo capítulo na carreira, refletimos sobre sua incrível jornada e o profundo impacto que ela teve no surfe. Ao longo da carreira, Carissa exemplificou graça, resiliência e excelência esportiva. Suas conquistas transcenderam o esporte, trazendo um novo nível de atletismo e evolução do surfe. A dedicação de Carissa em ultrapassar os limites tem sido inspiradora e sua ausência no cenário competitivo será profundamente sentida”, disse Jessi Miley-Dyer, chefe de esportes da WSL.

Carreira vitoriosa

Ao longo de 13 anos de carreira, Moore venceu praticamente tudo. Dona de cinco títulos mundiais e a primeira medalha de ouro olímpica do surfe, a havaiana competiu em 120 etapas do circuito mundial, conquistando 28 vitórias.

Moore chegou ao Championship Tour em 2010, e, em seus primeiro ano, terminou no terceiro lugar geral e foi nomeada a estreante do ano. Na temporada seguinte, ela conquistou seu primeiro título mundial com apenas 18 anos, tornando-se a surfista mais jovem a alcançar tal feito entre homens e mulheres.


Fonte: O GLOBO