Em postagem nas redes sociais, ministro escreveu: 'Encontrar com o advogado que cassou a tentativa de Moro tem felicidade garantida'

O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) celebrou na madrugada desta segunda-feira um encontro com o advogado João Vicente Neves durante a celebração de ano novo. Em stories publicado em seu Instagram, o integrante do primeiro escalão do presidente Lula (PT) afirmou ser "felicidade garantida" estar ao lado do advogado responsável pela ação que barrou a candidatura do senador e ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil) pelo estado de São Paulo.

“Encontrar no ano novo com o advogado que cassou a tentativa de Moro ser candidato por SP tem felicidade garantida ...valeu ©joaovicente_ neves”", escreveu Padilha na postagem.

Em junho do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) negou domicílio eleitoral a Moro. A decisão foi proferida após o Partido dos Trabalhadores (PT) e o então deputado Padilha terem ajuizado uma ação contra o pedido de transferência, que havia sido anteriormente concedido. Neves foi o advogado que representou o PT no recurso.

Com a negativa, o ex-juiz concorreu pelo seu estado de origem, Paraná, e terminou eleito ao Senado Federal, com 1.953.159 votos. Atualmente, contudo, enfrenta um outro processo na Justiça Eleitoral, desta vez no TRE-PR.

Moro é acusado de abuso de poder político e econômico durante as eleições do ano passado por seus gastos de campanha. Isto porque o político iniciou sua pré-campanha na disputa à Presidência pelo Podemos, mas, no meio do caminho trocou de rumo e partido: migrou para o União Brasil e resolveu disputar o Senado Federal.

Neste contexto, PT e PL entraram com ações paralelas sob a alegação de que o parlamentar obteve vantagem financeira e ultrapassou o limitador de gastos. No final de dezembro, o Ministério Público Federal (MPF) deu parecer favorável à cassação do mandato.


Fonte: O GLOBO