Média pode variar de acordo com o curso e a universidade escolhidos; veja como calcular a nota do Enem 2023

Com os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, disponíveis na Página do Participante a partir desta terça, são divulgadas as notas dos candidatos nas provas de cada área do conhecimento. A média de cada participante varia de acordo com o peso de cada tipo de prova para o curso e faculdade desejados. Confira a seguir como fazer o cálculo.

As instituições de ensino participantes do Sisu podem adotar pesos diferentes por tipo de provas do Enem 2023, dependendo do curso. Por isso, é possível que um mesmo candidato tenha notas diversas para cursos diferentes ou até para um mesmo curso, em universidades distintas, ou diferentes modalidades de concorrência (cotas ou ampla concorrência).

Como calcular nota do Enem?

Para calcular a média simples seria só somar as notas das cinco provas e dividir essa soma por cinco. Porém, o cálculo fica um pouco mais complexo quando o curso tem um determinado peso para cada uma das provas, de acordo com o estabelecido pela universidade. Assim, para calcular a média ponderada, é necessário multiplicar cada uma das cinco notas pelos respectivos pesos, somar os resultados e dividir pela soma dos pesos.

Para descobrir os pesos de cada curso e instituição, o candidato deve acessar as páginas eletrônicas das universidades, os editais dos processos seletivos ou o termo de adesão ao Sisu.

Resultado Enem 2023: Calcule sua nota

Porém, é importante destacar que, mesmo com o cálculo considerando os pesos, as médias também podem variar em algumas universidades que têm bônus para pontuação de candidatos que atendam condições especificadas pela instituição, como, por exemplo, residir na mesma região que a faculdade.


Fonte: O GLOBO