Tubarão-da-Groenlândia, Peixe-penis e jacaré monstro fazem parte dos 'bichos mais bizarros de 2023'
Entre as criaturas mais curiosas avistadas em 2023, estão gigantes marinhos, um 'peixe que prevê terremotos' e até búfalos nas ruas do RJ

Durante o ano de 2023, diversos bichos chamaram atenção nas redes sociais. A lista contempla de tudo desde batalhas entre alguns gigantes dos mares até casos mais curiosos, como o aparecimento de animais em grandes rodovias e ruas brasileiras. No Rio de Janeiro, por exemplo, teve torcedor do Flamengo que adotou urubu, enquanto milhares de "peixes-pênis" de 25 centímetros foram aparecer em uma praia na Argentina. Relembre abaixo alguns casos de animais que marcaram o ano:

Novo melhor amigo do homem, relembre o Urubu Vidal

Quem poderia imaginar que esse animal seria um pet tão fofo? Ele vive na cola de seu tutor, deita para receber carinho e até o acompanha em partidas de futebol. Vidal, batizado assim por conta do meia do Flamengo, nasceu no terreno vizinho à loja de materiais de construção de Thiago Silva Sena, de 30 anos, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Depois de passar a ser alimentado, Vidal não desgrudou mais do empresário e, mesmo que criado solto, não deixa o seu amigo para trás.

Vidal recebeu esse nome em homenagem ao ex-jogador do Flamengo. Na época, Thiago contou que o urubu tinha um 'topete' parecido com o moicano famoso do atleta.

'Jacaré monstro'

Um jacaré de quase dois metros de comprimento foi flagrado dentro de um tubo de escoamento na cidade americana de Oviedo, na Flórida. A situação, para lá de excêntrica, aconteceu em 5 de maio e foi capturado por uma câmera-robô que inspecionava a canalização que escoa as águas da chuva na região.

Imagens divulgadas pela prefeitura mostram o animal tranquilo no local até se deparar com o equipamento. Assustado, ele, então, caminha rapidamente para o lado contrário.

'Macacos da Indonésia'

Os macacos que vivem no Templo de Uluwatu, em Bali, na Indonésia, são famosos por “roubar” pertences de turistas que passam pelo local. O vídeo do animal “negociando” a devolução de um celular viralizou nas redes sociais em outubro de 2023, mas já em 2021 um estudo revelou o motivo por trás desse padrão de comportamento.

'Leão ladrão'

Não é incomum encontrar vídeo de bichos espertinhos que roubam itens pessoais de seres humanos. Agora imagina ter a bolsa roubada por um leão em pleno safári africano? E se essa bolsa custar a bagatela de US$ 1.800, ou seja, quase R$ 9 mil? Foi o que aconteceu com a nova iorquina Diana Fiorentinos no Parque Nacional South Luangwa, na Namíbia, em novembro deste ano.

Bolsa ficou parcialmente destruída — Foto: Reprodução

O leão ficou em posse da bolsa por cerca de uma hora e explorou com a boca cada parte do acessório. Um guia do passeio ainda tentou afastar os animais, mas eles não se moveram até que vários veículos do safári chegaram ao local.

Lagosta com duas cores e dois sexos nos EUA

Uma lagosta bicolor é um "acontecimento" de 1 em 50 milhões, de acordo com a bióloga do New England Aquarium, Jordan Baker. O crustáceo de duas cores é macho em seu lado azul, e fêmea em seu lado vermelho. Chamado de Bowie - em homenagem ao cantor -, ele foi capturado por um pescador na costa do Maine, nos Estados Unidos, e conquistou a internet, em novembro.

Búfalo em São Gonçalo, RJ

​Em maio deste ano, a presença de um búfalo no meio da RJ-106, na altura do bairro Arsenal, em São Gonçalo, assustou motoristas e pedestres que passava pelo local. O animal teria caído de um caminhão.

Mesmo com a corda amarrada ao pescoço, enquanto pessoas comuns e policiais tentavam laçar o animal, o búfalo tentou ainda partir para cima dos carros que estavam na via, que teve o trânsito interrompido.

Boi passeia pelo Rio

Em julho deste ano, um boi de aproximadamente 4 anos foi o responsável por travar o trânsito do Rio. O animal quebrou o curral onde estava, numa comunidade no Caju, na Zona Norte da cidade, às margens da Linha Vermelha, de acordo com os donos.

Ele surpreendeu os motoristas que trafegavam no sentido Zona Oeste, pulou a mureta no sentido contrário e seguiu. A guarda municipal foi acionada para acompanhar o bicho, que chegou até o Viaduto do Gasômetro, onde finalmente foi contido. No caminho, ainda derrubou um agente.

Na capital carioca, se um boi já foi o protagonista do dia, as galinhas também tiveram seus momentos de fama pelas vias da cidade. Em março, foi a vez das aves interditarem o trânsito parcialmente no Giro do Cebolinha, na altura da Gardênia Azul, Zona Oeste do Rio. Na ocasião, uma carreta que transportava mais de cinco mil galinhas tombou.

'Cabeça-de-martelo'

Outro bicho que deu o que falar esse ano foi o verme 'cabeça-de-martelo'. Encontrado por uma moradora de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, o bicho inusitado chamou atenção das pessoas nas redes sociais. Um biólogo explicou que o animal é uma planária, comum no continente asiático, e com a mesma toxina do peixe baiacu, ou seja, capaz de interromper as sinapses neurais. Caso encontre um desses, a indicação é pegar o verme com uma luva e colocar em um frasco com álcool ou água sanitária.

'O mais velho de todos os animais'

Com 518 anos, o tubarão-da-Groenlândia é o animal mais velho do mundo e pode chegar a mais de sete metros de comprimento. Conhecido pelo ritmo devagar, o animal também é chamado de somniosus microcephalus, que se traduz para 'sonolento de cabeça pequena'. O tubarão-da-Groenlândia atinge maturidade reprodutiva aos 150 anos. E, apesar do nome, ele não é encontrado apenas no Norte, mas também no Caribe.

Em matéria de tamanho, o tubarão se equipara aos grandes predadores de sua própria espécie, como os tubarões brancos. Eles podem alcançar até 6,4 metros de comprimento e pesar até uma tonelada.

Jacaré leucístico nos Estados Unidos

Um jacaré branco extremamente raro nasceu num parque temático de crocodilos da Flórida, nos Estados Unidos, o Gatorland. Os chamados crocodilos leucísticos foram descobertos há apenas 36 anos e até então nunca havia sido registrado o nascimento de um indivíduo com a variação genética no mundo.

Peixe-pênis

Em julho deste ano, milhares de "peixes-pênis" de 25 centímetros apareceram em uma praia na Argentina após uma tempestade ter atingido a região. Conhecidos formalmente como Urechis unicinctus, eles são "vermes marinhos" de águas frias e podem chegar a 30 centímetros.

'Urso curioso'

As imagens impactam. Um urso preto com a cabeça presa em um tambor verde avança erraticamente, em círculos, tropeçando entre as pedras perto da cidade de Anllares del Sil (León). Trata-se de um macho de 98,5 quilos, que foi finalmente libertado pelos técnicos da Junta de Castela e Leão do confinamento que o impedia, além de ver, comer ou beber.

'Romeu sem Julieta'

A história do peixe-boi mais solitário do mundo sensibilizou a internet em dezembro deste ano. Conhecido como Romeu, o animal foi mantido em cativeiro no Miami Seaquarium por 67 anos. O peixe-boi viralizou depois que um vídeo dele nadando em círculos em uma pequena piscina de Miami, nos Estados Unidos, foi divulgado por ambientalistas. A situação de Romeu começou a piorar há cerca de sete meses, quando sua companheira Julieta engravidou e foi levada para um outro aquário do complexo.

Criticado pela situação, o aquário agora enfrenta pressões de ativistas para liberar Romeu e sua companheira Julieta em um santuário.

'Peixe do fim do mundo'

Ainda pelos mares, outro bicho chamou a atenção, e esse sempre que aparece desperta temores. Em novembro, deste ano, pessoas que frequentavam a praia de Los Coquitos, na província de Monte Cristi, foram surpreendidas por um gigante dos mares. Também chamado de peixe-remo, o animal pode alcançar mais de cinco metros de comprimento.

Segundo lendas japonesas, o aparecimento da espécie na superfície está diretamente ligado à atividades sísmicas no fundo dos oceanos. Ou seja, ainda que não haja comprovação científica sobre isso, os japoneses acreditam que os peixes-remo são indicadores de futuros terremotos ou tsunamis.

'Tamanho não é documento'

Em novembro desse ano, uma nova descoberta modificou a compreensão de cientistas sobre o acasalamento dos morcegos da espécie serotino. Segundo estudo divulgado pela revista Current Biology, eles são os primeiros mamíferos documentados a copularem sem penetração. Ainda pela publicação, o pênis do morcego é 'desproporcionalmente grande', mas só é utilizado para passar pela membrana protetora da cauda da fêmea e fazer um acasalamento por contato.


Fonte: O GLOBO