O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes teve, nas últimas semanas, dois encontros com o ex-secretário da Comunicação e aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten. Um deles aconteceu em um aeroporto de São Paulo, na área reservada a autoridades.

A relação não é de hoje. Segundo membros do Judiciário, Wajngarten se aproximou de integrantes da corte desde a época do governo do ex-presidente. Nas conversas, Wajngarten tem tentado reconstruir pontes entre o STF e o ex-chefe do Executivo.

O ex-Secom e hoje advogado de Jair Bolsonaro deixa claro que seu objetivo é restabelecer a elegibilidade do capitão reformado em 2026 e contribuir para que os assessores afastados retornem às suas funções junto a Bolsonaro. Wajngarten também tem buscado fazer com que o Supremo determine a devolução de armas e objetos destes auxiliares do ex-chefe do Executivo.

Integrantes do Supremo relataram que Wajngarten passou a procurar Gilmar com mais frequência no último mês, após o climão instaurado entre a corte, o Senado e o líder do governo Lula na Casa, Jaques Wagner, depois da aprovação da proposta que limita as decisões monocráticas dos magistrados.

A pessoas próximas, Gilmar diz que sempre mantém diálogo aberto com quem o procura e que tem boa relação com Wajngarten.


Fonte: O GLOBO