Já 8% acham que não fizeram a melhor escolha e mudariam de voto, enquanto 1% afirma não saber, aponta o levantamento

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha, nesta terça-feira, apontou que 90% dos entrevistados não se arrependeram de votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno da eleição presidencial, que aconteceu em 30 de outubro de 2022.

Segundo os dados informados pelo jornal "Folha de S.Paulo", nove em cada dez entrevistados pelo Datafolha afirmam não se arrepender do voto no segundo turno do pleito presidencial do ano passado. Já 8% acham que não fizeram a melhor escolha e mudariam de voto, enquanto 1% afirma não saber —o resultado não é de 100% ao todo porque há arredondamentos feitos pelo instituto.

O levantamento, realizado em 5 de dezembro, entrevistou 2.004 pessoas com mais de 16 anos em 135 cidades. Disseram ter se arrependido no voto em Lula (PT) 9%, enquanto 7% dizem o mesmo por terem escolhido o então presidente Jair Bolsonaro (PL). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Polarização entre petistas e bolsonaristas se mantém igual

O grau de polarização entre petistas e bolsonaristas se mantém o mesmo do período logo após a eleição presidencial de 2022, que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência. Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira mostra que 30% dos entrevistados se identificam como petistas, uma variação de dois pontos percentuais ante o primeiro levantamento, feito em dezembro do ano passado. Já 25% se identificam como apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo percentual encontrado na primeira pesquisa.

O clima político brasileiro dá continuidade ao retrato registrado no final de 2022, também olhando para a avaliação de quem não se identifica nem como petista, nem como bolsonarista. Um em cada dez entrevistados (10%) se dizem mais simpáticos à imagem de Lula, enquanto 7% se disseram mais próximos de Bolsonaro, segundo o Datafolha.

Há ainda um grupo de 21% dos entrevistados que se identificaram como neutros — o eleitorado de centro, pela pesquisa. Outros 5% rejeitaram todas as posições apresentadas na pesquisa.


Fonte: O GLOBO