Dois agentes que trabalham no Aeroporto de Guarulhos estão com tornozeleira eletrônica; Segundo a Polícia Federal, o grupo transportou “centenas de quilos de ouro” para o exterior em voos comerciais

O policial federal Gianpiero Nieri Rocha, de 48 anos, que participou da primeira temporada da série viral Aeroporto Área Restrita, que mostra os bastidores das forças de segurança do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi alvo da Operação Ládon. 

Ele é acusado de integrar um grupo organizado que fazia o transporte ilegal de centenas de quilos de ouro para o exterior a partir de voos internacionais partindo de São Paulo.

Além de Nieri, como era conhecido no programa de TV, Ernesto Kenji Igarashi, 51, também foi alvo da PF. Os dois policiais foram afastados e estão com tornozeleira eletrônica.

Cena de Nieri em "Aeroporto: Área Restrita" — Foto: Desculpa

O objetivo da Operação Ládon é apurar a ocorrência de crimes como usurpação de bens da União, evasão de divisas, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo as apurações, o esquema operou entre 2018 e 2022. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo, Bragança Paulista (SP), Irupi (ES), Fortaleza e Brasília.

"Aeroporto - Área Restrita" é uma série documental que acompanha as equipes responsáveis pelas operações de segurança no maior aeroporto da América Latina: o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Com imagens exclusivas, a série mostra o trabalho dos agentes da Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para garantir a segurança nacional através da vigilância alfandegária, controlando o fluxo de passageiros no Brasil e combatendo a entrada de produtos ilegais no país.


Fonte: O GLOBO