Halil Meler revela que recebeu ameaças de morte do Faruk Koca, dirigente do Ankaragucu

A agressão do presidente do Ankaragucu, Faruk Koca, ao árbitro Halil Meler, que apitava a partida do clube contra o Rizespor pela Super Liga, trouxe algumas consequências. Até aqui, a Federação Turca de Futebol (TFF) anunciou que todos os jogos do campeonato local serão adiados indefinidamente e a vítima da situação decidiu se aposentar do futebol.

Segundo a imprensa turca, no hospital, Meler disse aos colegas que o visitaram que se aposentaria da arbitragem após o espancamento. O árbitro também revelou o que aconteceu dentro de campo e disse que foi ameaçado de morte pelo presidente do Ankaragucu.

— Faruk Koca me deu um soco embaixo do olho esquerdo e eu caí no chão. Quando caí no chão, todas as pessoas chutaram meu rosto e outras partes do meu corpo muitas vezes. Faruk Koca disse aos meus amigos árbitros e a mim: 'Vou acabar com você', e se dirigiu a mim: 'Vou matar você'. — disse o árbitro.

Além dos impactos em campo, fora dele o ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, anunciou na rede social X (antigo Twitter) a detenção de três homens, incluindo o presidente do Ankaragücü. O ato de violência ganhou uma dimensão que foi muito além do futebol com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan comentando o caso.

Quem também se pronunciou foi o presidente da Fifa Gianni Infantino, que condenou os ataques ao árbitro e pediu às autoridades competentes que garantam um estádio seguro para árbitros, jogadores, torcedores e funcionários.

"Não há absolutamente nenhum lugar para a violência no futebol, dentro ou fora do campo. Eventos após a partida da Süper Lig turca entre MKE Ankaragücü e Çaykur Rizespor são totalmente inaceitáveis ​​e não têm lugar no nosso desporto ou na nossa sociedade.

Sem árbitros não há futebol. Árbitros, jogadores, torcedores e funcionários têm de estar seguros e protegidos para desfrutar do jogo, e apelo às autoridades competentes para que garantam que isto seja rigorosamente implementado e respeitado a todos os níveis.", disse Infantino

O que aconteceu?

O Rizespor havia acabado de empatar (1-1), nos acréscimos, no estádio do Ankaragücü, que chegou a ter um gol anulado no início da partida. Assim que o jogo foi finalizado, houve uma confusão dentro de campo e Fatih Mert logo foi em direção ao árbitro para agredi-lo com um soco.

O árbitro caiu no chão e se encolheu para se proteger, mas acabou sendo chutado várias vezes no rosto por pelo menos dois outros homens, provavelmente membros da equipe local. Segundo a mídia turca, Halil Umut Meler, com inchaço sob o olho esquerdo conforme mostraram outras imagens, foi transferido para um hospital.


Fonte: O GLOBO