
Duas idosas morreram após um carro que invadiu uma área alagada ser arrastado pela enchente em Taió, no Alto Vale do Itajaí, na noite desta quinta-feira. O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil local foram chamados para socorrer os quatro ocupantes do veículo, todos idosos, que ficaram ilhados. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.
Segundo os bombeiros, quando a equipe chegou ao local, na Rua Frederico Brandt, no bairro Victor Konder, encontrou um homem e uma mulher se segurando em galhos de uma árvore na tentativa de não serem levados pela água. A idosa já apresentava sinais de hipotermia e foi levada para o hospital.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/8/w/CeAAWVRJinj6md9VZNAQ/0fd0eecf-e331-42e9-83d4-eaa94d33d1ad.jpg)
A terceira vítima, outra idosa foi encontrada inconsciente em parada cardiorrespiratória. Ela chegou a ser levada ao pronto-atendimento de Taió, mas não resistiu, afirmou a Defesa Civil municipal. Ainda no local, equipes receberam a informação de que havia mais uma idosa presa no interior do carro, que estava submerso. Um mergulhador e um guincho foram usados para fazer o resgate da pessoa, já sem vida.
Tornado
Um tornado foi registrado entre Seara e Itá, no Oeste de Santa Catarina, na madrugada desta quinta-feira (16), informou a Defesa Civil estadual. Com rajadas de vento passando de 100 km/h, árvores foram arrancadas pela raiz e eucaliptos ficaram torcidos, segundo o órgão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/0/x/SKKvDrRAqVSxDY8umUVg/tornado.png)
O fenômeno foi confirmado pelo órgão após análise de imagens dos radares meteorológicos.
Defesa Civil de SC alerta para temporais
Até o sábado, a Defesa Civil de Santa Catarina mantém a condição para temporais e chuva volumosa no estado. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais, sobretudo entre o Vale do Itajaí e o sul catarinense. Além disso, permanece o risco alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, vendavais e granizo, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e de árvores.
A chuva, que começou na madrugada desta quinta, deve chegar o longo do dia às regiões ao Norte do Estado, que também podem enfrentar temporais. Na sexta-feira, a chuva ganha intensidade entre o período da manhã e tarde, e se estende no decorrer do sábado.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários