3 a 10 minutos dessas atividades já ajudam a manter a vida de uma pessoa saudável à medida que ela envelhece

Subir lance de escadas, limpar o chão rapidamente ou se agachar para lavar a roupa são exercícios suficientes para reduzir o risco de sofrer ataques cardíacos e derrames, apontou estudo liderado pela Universidade de Sydney. Segundo os pesquisadores, pequenos períodos dessas atividades diárias podem ajudar a manter a vida de uma pessoa saudável à medida que ela envelhece.

Para o estudo, os cientistas acompanharam mais de 25 mil adultos no Reino Unido que não praticavam nenhum esporte ou exercício. Eles usaram dispositivos de pulso que mediram seus padrões de atividade física. Todos fizeram pequenas atividades cotidianas por menos de 10 minutos.

Esses episódios curtos — de intensidade moderada a vigorosa — foram associados a uma diminuição acentuada de ataques cardíacos e derrames, e à morte por qualquer causa ao longo de oito anos.

Mover-se de forma consistente durante pelo menos um a três minutos foi associado a benefícios significativamente maiores — uma diminuição no risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral de 29% e uma diminuição no risco de mortalidade de 44%.

Segundo os pesquisadores, quanto mais atividade melhor. Aqueles que soltavam o ar (bufavam) por pelo menos 10 segundos por minuto — ou seja, que não conseguiam falar direito entre um exercício e outro — tinham maiores benefícios.

“Este estudo sugere que as pessoas poderiam reduzir potencialmente o risco de eventos cardíacos graves ao se envolverem em atividades de vida diária de intensidade pelo menos moderada, onde idealmente se movem continuamente entre 3 a 10 minutos”, diz Matthew Ahmadi, autor principal do estudo.

Ele afirma que a ideia de acumular períodos curtos de atividade ao longo da vida diária torna a atividade física muito mais acessível para pessoas que não querem ou não podem praticar exercícios.

“A mensagem aqui é que qualquer tipo de atividade é boa para a saúde, mas quanto mais esforço você colocar nessas tarefas diárias e quanto mais tempo você mantiver essa energia, mais benefícios você provavelmente colherá. Se você está bufando e não consegue manter uma conversa por algum tempo, você atingiu o ponto ideal”, afirma Ahmadi.


Fonte: O GLOBO