Na véspera, 130 voos foram cancelados por medidas de precaução sobre alertas semelhantes

Quatorze aeroportos franceses receberam nesta quinta-feira novas ameaças de ataques, dos quais “pelo menos oito” foram evacuados devido a estes avisos de bomba, confirmou à AFP uma fonte próxima do caso.

Na véspera, a maior parte dos grandes aeroportos franceses, com exceção dos parisienses Charles de Gaulle e Orly, foram temporariamente evacuados devido a ameaças semelhantes, provocando o cancelamento de 130 voos.

As autoridades elevaram o nível de alerta para “ataque de emergência” na sexta-feira, após o assassinato naquele dia do professor Dominique Bernard por um islamista radicalizado em Arras (norte).

Na quinta-feira, as evacuações ocorreram nos aeroportos de Brest, Carcassonne, Rennes, Tarbes, Bordéus, Béziers, Montpellier e Nantes, segundo a fonte, que pediu anonimato.

A Direção-Geral da Aviação Civil confirmou à AFP que “vários aeroportos” receberam “ameaças de ataques” durante a manhã, sem especificar quais.

Alguns aeródromos relataram eles próprios a situação. O de Lille indicou na rede social X (antigo Twitter) que estava retirando passageiros devido a “um alerta de bomba”, antes de anunciar a reabertura meia hora depois.

“De acordo com os serviços do Estado, o terminal está evacuado para proceder aos controles necessários”, disse à AFP o aeroporto de Nantes, que disse ter recebido “um aviso de bomba”.

Além dos aeroportos, as autoridades também evacuaram o Palácio de Versalhes – até três vezes – e o Museu do Louvre, nos últimos dias, devido a alertas semelhantes.


Fonte: O GLOBO