Qualcomm, de processadores, lança nesta semana novo modelo, e Apple promete novidades para o dia 30

O segmento de notebooks vai ganhar uma série de novas funções com a chegada de modelos que terão a capacidade de absorver novas funções de inteligência artificial. A Qualcomm lança nesta semana seu processador, chamado de Snapdragon Elite, para bater de frente com os rivais Intel, dono do i9, e do M2, da Apple. Porém, a dona do iPhone promete novidades no próximo dia 30, quando deve anunciar sua nova geração de produtos. Veja cinco novidades:

Câmera

Terá recurso que reconhecimento facial que detecta a presença do usuário, assim como já ocorre nos smartphones. O áudio conta com sistema de cancelamento de ruído, que neutraliza o barulho do ambiente, recurso também presente em smartphones.

Laptops ganham novas funções com IA — Foto: Bruno Rosa

Integração

Facilidade de transferência de arquivos (como um aplicativo) de celulares para os laptops entre os sistemas operacionais Android e Windows. Além disso, os fones de ouvido podem ser emparelhados automaticamente em vários produtos. Isso é possível porque os laptops vão contar com um novo sistema de Wi-fi e bluetooth.

É possível ainda desbloquear e bloquear os dispositivos conectados, ver o total da bateria a partir do laptop. Para a criação desse ecossistema, Qualcomm, Google, Microsoft, Oppo, Honor, Lenovo e Dell estão desenvolvendo plataformas para facilitar essa integração.

Kedar Kondap, vice-presidente sênior e gerente geral de computação e games da Qualcomm, diz que a inteligência artificial vai permitir experiências multitarefas entre diferentes aparelhos, com experiências mais intuitivas.

Tela

Monitores com resolução de imagem 4K com 120 hertz. Hertz é a métrica usada para determinar quantas vezes a imagem da tela é atualizado por segundo. Quanto maior, melhor. Os novos laptops podem conectar até três monitores com tela HD ou duas telas de 5K (com quase o dobro de resolução de uma tela 4K).

Novidades no segmento de laptops — Foto: Bruno Rosa / Agência O Globo

Conexão

Notebooks terão capacidade de conexão 5G com velocidade de até 10 gigabytes por segundo e o novo Wi-Fi 7 - de maior capacidade de conexão.

Processamento

IA vai permitir avaliar 13 bilhões de variáveis dentro dos aparelhos — Foto: Bruno Rosa

A IA permite mais rapidez. Os novos modelos dos processadores são capazes de executar modelos generativos com mais de 13 bilhões de parâmetros. A arquitetura desenvolvida no chip permite menor consumo de bateria e modelos com velocidade duas vezes maior em relação aos modelos atuais.


Fonte: O GLOBO