Na madrugada, 211 brasileiros chegaram no primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar brasileiros da região de conflito entre Israel e palestinos

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv e o Escritório de Representação brasileiro em Ramala acompanham os desdobramentos do conflito entre as forças de Israel e os terroristas do Hamas após a ofensiva extremista deflagrada no último sábado. O governo federal afirma estar atuando "para trazer todos os cidadãos brasileiros que se encontram em Israel e na Palestina de volta ao Brasil".

Cidadãos que desejam pedir ajuda do governo brasileiro devem contatar as autoridades por meio de canais de atendimento abertos para situações de emergência.

A repatriação é voluntária. Os interessados devem solicitar a repatriação por meio de um formulário, disponível neste link. Outras informações podem ser acessadas no site da Embaixada do Brasil em Tel Aviv.

O governo brasileiro informou que, para quem está em Ramala, na Palestina, o contato pode ser feito por meio de WhatsApp, pelo número +972 (59) 205 5510. Os que se encontram em Tel Aviv, em Israel, devem acionar o número +972 (54) 803 5858, também com acesso pelo WhatsApp.

Já o plantão consular geral brasileiro do Itamaraty pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 9 8260-0610.

De acordo com a recomendação do Ministério das Relações Exteriores, brasileiros que ainda estão em área de conflito aguardando para regressar ao Brasil devem evitar deslocamentos não essenciais pelo território. A estimativa é que 14 mil brasileiros residam em Israel e seis mil na Palestina — a maioria deles está fora da área afetada pelos ataques, segundo o Itamaraty.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Jonathan Conricus, confirmou que há brasileiros entre os reféns em um dos kibutz no sul do país. O governo federal informou, nesta quarta-feira, que a segunda aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou em Tel Aviv às 14h05 (8h05 em Brasília) para transportar brasileiros com destino o Rio de Janeiro. O primeiro voo da Operação Voltando em Paz chegou a Brasília na madrugada desta quarta.

Ministro liga para chanceler egípcio

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informou nesta quarta-feira que o governo brasileiro está negociando com o Egito a retirada dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza, território do grupo Hamas.

O embaixador relatou ter conversado com o chanceler egípcio, Sameh Shoukry, nesta manhã.

— Estou contando com o apoio egípcio e creio que será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram nessa região, incorrendo risco. Dessa forma, estarão sãos e salvos, no território egípcio — disse Vieira, em comunicado encaminhado pelo Itamaraty.

Na madrugada, 211 brasileiros chegaram no primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar brasileiros da região de conflito entre Israel e palestinos.


Fonte: O GLOBO