Participação de atletas russos sob bandeira neutra nas Olimpíadas de Paris-2024 ainda será analisada

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou uma nota em que suspende, por tempo indeterminado, o Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês) de participar de competições esportivas internacionais. A decisão foi em resposta à inclusão de atletas ucranianos na delegação, de maneira unilateral, já que os esportistas fazem parte do Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia (NOC, na sigla em inglês) .

De acordo com a nota, a "decisão unilateral constitui uma brecha da Carta Olímpica porque viola a integridade territorial do NOC da Ucrânia, reconhecido pelo COI e que está de acordo com as regras da Carta Olímpica". A decisão implica ainda que o ROC não terá mais acesso aos recursos financeiros do Movimento Olímpico.

Ainda não há, no entanto, uma decisão sobre os atletas russos poderem participar das Olimpíadas de Paris-2024, e dos Jogos Olimpícos de Inverno, que será disputado nas cidades de Milão e Cortino, na Itália, em 2026. A Rússia deseja inscrever seus atletas sob uma bandeira neutra, mas neste momento o COI ainda não bateu o martelo sobre a suspensão desta possibilidade. A nota também afirma que outras medidas podem ser tomadas de acordo com o desenrolar dos acontecimentos.

Em Tóquio-2020, a Rússia também enfrentou sanções do COI. Depois dos escândalos de Doping nas Olimpíadas de Inverno de 2014, o país perdeu o direito de inscrever seus atletas sob sua bandeira. A solução adotada na época foi a da criação do Comitê Olímpico Russo, mas depois da guerra com a Ucrânia, o governo sugeriu a participação em Paris sob uma bandeira neutra.


Fonte: O GLOBO