Banco Central divulgou nesta segunda levantamento semanal com analistas de bancos e corretoras

Como esperado, a pesquisa Focus, que é o levantamento semanal feito pelo Banco Central com analistas de bancos e corretoras, mostrou alta expressiva das projeções para o PIB deste ano. Após o IBGE informar um crescimento três vezes maior que o esperado no segundo trimestre, os especialistas agora acreditam que a economia vai se expandir 2,56% (de 2,31% da pesquisa passada).

Mas essa projeção deve continuar avançando ainda mais nas próximas semanas. A razão é que nem todos os analistas atualizam suas projeções semanalmente, e na maior parte das vezes uma atualização de conjuntura vai se refletindo aos poucos no Focus.

- O mercado começa a refazer as contas à luz dos dados do segundo trimestre - apontou o economista André Perfeito. - Ainda há espaço para melhorar mais as projeções para este ano - disse ele, que espera alta de 3% para este ano.

No caso das projeções para o IPCA, as expectativas aumentaram de 4,90%, na semana anterior, para 4,92%. A projeção para o câmbio se manteve em R$ 4,98 no final deste ano, e as expectativas para a taxa básica de juros, a Selic, se mantiveram em 11,75%.

Para o ano que vem, a expectativa para o IPCA é de alta de 3,88% (de 3,87% na pesquisa anterior) e PIB crescendo 1,32% (contra 1,33% do último levantamento). As apostas para câmbio e juros foram mantidas em R$ 5 e 9% ao ano, respectivamente.


Fonte: O GLOBO