O GLOBO inaugura o Tem que Ler com dicas de médicos para uma vida mais longa e feliz

Principal músculo do corpo humano, o coração é um dos primeiros alvos quando se fala em adotar um estilo de vida mais saudável. Isso não é à toa: as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Aqui, são cerca de 400 mil óbitos ao ano ligados aos diagnósticos, como infarto e derrame. Ao redor do planeta, são quase 18 milhões de vidas perdidas a cada 12 meses, de acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A boa notícia é que existe uma série de maneiras de evitar os problemas cardíacos antes que eles apareçam, ou diminuir a sua gravidade. A convite do GLOBO, o cardiologista Roberto Kalil, presidente do Conselho Diretor do InCor e diretor da Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, ambos em São Paulo, lista 10 formas simples de proteger o órgão no dia a dia.

Veja aqui o vídeo com o depoimento do cardiologista Roberto Kalil:

A seguir, duas dicas do cardiologista. Assinante O GLOBO tem acesso a todas as dicas em ambiente especial, confira.

Comer como os italianos?

Desde a década de 1950, se observa que certas dietas, em especial as dos países em torno do Mediterrâneo, estão associadas a menor incidência de doenças cardiovasculares. Veja como a dieta mediterrânea pode fazer bem à saúde do coração.

Colesterol controlado sempre!

Controle seus níveis de colesterol antes que seja tarde. O aumento daquele considerado ruim, o LDL, é um dos maiores fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Infelizmente, na maioria das vezes, essa elevação é silenciosa, e muitas pessoas só descobrem o sério problema quando já têm uma complicação clínica que pode ser grave ou mesmo fatal.

As dicas de Kalil inauguram o novo produto exclusivo para assinantes do GLOBO, o Tem que Ler. Reunimos 10 dos grandes nomes da medicina do país que darão os caminhos da longevidade. A cada semana, um profissional de uma especialidade diferente vai elaborar orientações práticas e objetivas, em dez tópicos. São conselhos cruciais que podem ser usados desde a infância até a velhice, ao longo de toda a vida. E o melhor, você vai poder tirar dúvidas com esses especialistas.


Fonte: O GLOBO