O momento em que um carro atravessa três faixas, avança em meio às árvores e arbustos e capota foi registrado pela câmera de outro veículo que estava no local. O incidente, que ocorreu na Inglaterra em junho, repercutiu no último fim de semana, quando as imagens foram divulgadas.

Ao “Daily Mail”, o motorista do carro que capturou as imagens, que preferiu manter o anonimato, disse ter parado no acostamento para ajudar a pessoa acidentada. Ao mesmo tempo, a esposa dele ligou para a emergência. Ao abrir a porta do veículo que colidiu, um homem foi encontrado inconsciente e com dificuldade para respirar.

Ele estava com o rosto pressionado contra o teto do carro, que estava de cabeça para baixo. O cinto de segurança foi cortado com a ajuda de outras testemunhas, que buscaram manter a via aérea dele desobstruída até a chegada dos serviços de emergência. De acordo com a polícia local, o motorista havia tido um “episódio médico” no momento do acidente.

— Só depois, todos os sentimentos vieram à tona — afirmou a testemunha. — Minha esposa estava muito abalada. Passo pelo local todos os dias e continuo vendo o acidente na minha mente. Isso afetou minha condução. Agora sempre dirijo mais devagar — continuou ele.

De acordo com Bryn Brooker, chefe de segurança viária, ressaltou que o vídeo “é um lembrete dos eventos inesperados que podem ocorrer” nas estradas, além dos “perigos potenciais que podem surgir”. Segundo ele, as câmeras no painel servem “como testemunhas imparciais em situações como essas”, e oferecem um relato “claro e factual” dos eventos.

— Elas desempenham um papel crucial não apenas na determinação da culpa, mas também em fornecer uma compreensão abrangente de como os incidentes se desenrolam, o que pode ser fundamental em reivindicações de seguro e processos legais — destacou.


Fonte: O GLOBO