Lula se reuniu com o governador do estado, Eduardo Leite, nesta quarta-feira. Após o encontro, o governo liberou R$ 1 bilhão em empréstimos para ajudar na recuperação da economia dos municípios

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartihou nesta quinta-feira um vídeo sobrevoando áreas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A primeira-dama está em Porto Alegre junto com uma comitiva de ministros.

A ida de Janja ao estado acontece em meio às críticas ao presidente Lula por não ter viajado para visitar o local. Ao longo do ano, Lula esteve ao lado de ministros em áreas afetadas por temporais e enchentes, como o litoral de São Paulo, no Carnaval.

"Começando a quinta-feira no Rio Grande do Sul! Sobrevoamos Porto Alegre, que foi atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias, e observamos os estragos causados pela maior cheia do Rio Guaíba desde 1941", escreveu Janja nas redes sociais junto com um vídeo do sobrevoo.

Lula passará por uma cirurgia no quadril direito nesta sexta-feira e, por isso, seguindo orientações de sua equipe médica, está impedido de viajar nesta semana. Antes, no entanto, o presidente cumpriu agenda normal em Brasília e viajou para agendas internacionais. No começo do mês, a passagem de um ciclone extratropical deixou quase 50 mortos e mais de 20 mil desalojados em várias cidades gaúchas.

A previsão inicial era que a comitiva do governo federal fosse para o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Pelas redes sociais, Lula afirmou que adiou a ida dos ministros para que ele pudesse receber o governador do estad, Eduardo Leite (PSDB) em Brasília.

Após o encontro, Lula assinou uma medida proviória liberando R$ 1 bilhão em empréstimos para ajudar na recuperação da economia dos municípios. Os empréstimos vão ser feitos na maior parte pelo BNDES e pelo Banco do Brasil.

Pelas redes sociais, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou que Janja irá anunciar outras medidas para o estado e que fará um balanço das ações do governo junto às prefeituras e ao governo.

— A Janja vai estar conosco para olhar de perto e anunciar outras medidas. Junto com vários ministros, nós vamos fazer um balanço daquilo que já foi feito com o governador e com as prefeituras. (São) Novas medidas que serão evidentemente anunciadas na quinta-feira por nós com a presença, no Rio Grande do Sul, da primeira-dama, nossa companheira, Janja — escreveu.


Fonte: O GLOBO