Novo edital precisa ser claro sobre quem pode ou não usar o estádio

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro deu o aval para que a licitação do Maracanã prossiga — ela foi interrompida em outubro do ano passado. O governo do Rio de Janeiro publicará um novo edital, que deve ser disponibilizado em aproximadamente 40 dias.

O estado tem em mãos a oportunidade de solucionar de uma vez por todas a briga da dupla de Flamengo e Fluminense com o Vasco pelo uso do estádio. É o concessionário quem decide quem vai jogar no Maracanã? Todos os clubes podem usar o estádio? Quantas datas serão disponibilizadas a eles?

Essas informações precisam estar claras e objetivas no edital para o bem do esporte. Isso evita, judicialização, animosidade entre torcidas, garante previsibilidade ao calendário e também facilita a ação do poder público na organização da cidade para receber qualquer partida.

Ao redigir o edital, o governo Cláudio Castro, através da Casa Civil, não pode deixar brechas para que situações como vivida na semana passada se repitam. O Maracanã hoje tem um locatório, após a conclusão da licitação pode ter outro ou não, mas as decisões precisam ser do dono do imóvel.


Fonte: O GLOBO