Presidente Lula sancionou nesta segunda-feira lei que permite o uso do procedimento com ozônio

O tratamento terapêutico com gás ozônio, que tem potencial bactericida e oxidante, foi aprovado nesta segunda-feira (07) por meio de lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei autoriza o uso na pele ou no sangue do paciente para conter infecções ou aumentar a oxigenação do tecido.

Antes da sanção, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) só permitia a ozonioterapia para tratamentos odontológicos e para fins estéticos, como em limpezas de pele.

Por meio de nota, a Anvisa ressaltou que o tratamento oferece riscos à saúde quando aplicado de forma indevida e indiscriminada. Além disso, a agência lembra ainda que a eficácia do tratamento para as novas atribuições permitidas na lei não foram científica e clinicamente comprovadas.

Entretanto, a ozonioterapia já caiu no gosto das estrelas. Anitta, Ivete Sangalo, Joelma e até atletas, como Cristiano Ronaldo, tornaram-se adeptos do tratamento. Veja quais famosos já fizeram terapia com ozônio.

Anitta

Enquanto a prática não era permitida no Brasil, a cantora realizava a terapia com ozônio nos Estados Unidos, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico. Em suas redes sociais, Anitta revelou que a ozonioterapia faz parte de seu preparo para escalar o Monte Everest, como meio de aumentar a imunidade.

Cantora aderiu à terapia nos EUA, antes da sanção da lei no Brasil — Foto: Reprodução/ Instagram

Ivete Sangalo

No caso de Ivete, a busca pela ozonioterapia teve fins estéticos. Em vídeo publicado no Instagram, a cantora dividiu que usou o tratamento para eliminar gordurinhas localizadas, como na região da 'pochete'. Nessa versão, as aplicações costumam acontecer por meio de injeções locais que prometem queimar a gordura localizada e dar mais firmeza à pele.

Cantora procurou a terapia com ozônio para fins estéticos — Foto: Reprodução/ Instagram

Joelma

A cantora, que chamou atenção dos fãs após contrair Covid-19 cinco vezes, passou a utilizar a terapia com ozônio como forma de tratar as sequelas do coronavírus após a segunda infecção. Portais de especialistas no tratamento afirmam que a ozonioterapia é capaz de evitar o agravamento dos sintomas e auxiliar na recuperação de sequelas da doença.

Joelma aderiu à ozonioterapia como tratamento para sequelas de covid-19 — Foto: Reprodução/ Instagram

Pocah

A cantora e ex-BBB dividiu com o público, durante live com Joelma, que antes da pandemia de Covid-19 usava a terapia de ozônio com mais de um objetivo. Além da estética, a funkeira ainda utilizava o método para aumentar a resistência e disposição.

Funkeira e ex-BBB, Pocah também aderiu à ozonioterapia — Foto: Reprodução/ Instagram

Cristiano Ronaldo

O astro do futebol mundial também é adepto da ozonioterapia, porém, com objetivo de recuperar articulações e diminuir dores. Cristiano Ronaldo buscou o tratamento para solucionar problemas no joelho esquerdo, causados pelo tendão patelar. Além de exercícios físicos, o jogador utilizou a ozonioterapia como aliada no preparo para a Copa do Mundo.

O jogador português utilizou a terapia com ozônio para dores no tendão patelar — Foto: Reprodução/ Instagram


Fonte: GLOBO