Por enquanto, o Gusbourne Exclusive Release Brut será o único espumante da vinícola comercializado no país

Borbulhas sempre são lembradas em qualquer grande comemoração da família real. Para quem quer se sentir perto da realeza, chegou ao Brasil o espumante favorito do rei Charles III: o Gusbourne Exclusive Release Brut, primeiro rótulo inglês a ser importado para o país. A vinícola Gusbourne elabora rótulos para a loja oficial do Palácio de Buckingham. Cada garrafa custa R$ 499.

Produzido em West Sussex, no sul do país, é um blend das três uvas clássicas usadas na produção dos espumantes de Champagne: pinot noir, chardonnay e pinot meunier. A inspiração francesa também está no método de produção, conhecido como tradicional, ou champenoise. O vinho passa por duas fermentações, uma em grandes barricas e outra em garrafa, e o resultado é uma bebida de maior complexidade.

O portfólio da Gusbourne é extenso e inclui alguns espumantes, incluindo uma versão rosé e outro com indicação da safra em que foi produzido, uma série de vinhos sem borbulhas, como um chchardonnay produzido com leveduras nativas da região, um rosé e um monovarietal pinot noir, além de edições limitadas. Por enquanto, o Exclusive Release Brut será o único espumante da vinícola comercializado no Brasil.

O Exclusive Release Brut foi criado durante a pandemia como forma de apresentar o trabalho da Gusbourne a um novo público. No Reino Unido, é vendido em supermercados por um preço mais acessível, capaz de competir com outros vinhos importados de qualidade semelhante. O rótulo recebeu o troféu de melhor espumante vintage inglês pela safra 2018 no International Wine Challenge de 2022.

Drinque favorito

Entre manias e regalias, o rei Charles III chama atenção para o seu estilo de vida. De acordo com o o especialista em monarquia britânica, Gordon Rayner, que já participou de diversas viagens, o monarca de 74 anos ainda tem um drinque favorito que consome diariamente: o dry martini.

Rayner ainda traz detalhes: Charles consome a bebida sempre antes do jantar, composta de meio gin e meio vermute seco. O monarca aprecia tanto o drinque que chega a levar os ingredientes clássicos do coquetel, bem como a própria taça, em viagens.

Já a rainha Camilla também gosta de tomar sua bebida preferida nas férias, mas segundo o especialista, ela gosta mais de vinho do que do destilado de seu marido.

“Quando o rei viaja para o exterior, ele leva seus próprios ingredientes para serem misturados por sua equipe ao seu gosto preciso de martini, enquanto a rainha Camilla carrega consigo um estoque de vinho tinto, geralmente da denominação Pomerol de Bordeaux”, detalhou Rayner ao The Telegraph.


Fonte: O GLOBO