Talvez aventuras desassombradas como o mergulho do Titan sirvam para compensar uma espécie de forra do excesso de catástrofes, conflitos, luto, e até pandemia

A história do homem é coalhada de exemplos que misturam o melhor do imaginário ao pior da soberba, gerando resultados catastróficos, tanto para protagonistas quanto para espectadores, cúmplices ou testemunhas. 

Como podemos definir nosso sentimento, essa dor que insiste em lutar contra a indiferença, quando na mesma semana vemos mais um barco com centenas de imigrantes naufragar e alimentar o cemitério em que se transformou o Mediterrâneo, o nosso Mare Nostrum do melhor da aventura humana do ocidente e do oriente, diante do olhar frio de tantos? E ainda vemos implodir no oceano um submersível de apenas seis metros de comprimento, construído fora das normas de boas práticas para esse tipo de navegação, matando cinco pessoas, inclusive um jovem de 19 anos, a ultrapassar qualquer limite do crível?

Soberba de acordo com nosso vernáculo, é sinônimo de presunção e arrogância. 

Em outras palavras, deixar que um aguilhão de necessidade acrítica, para não dizer ambição travestida de ousadia, se sobreponha a toda racionalidade, e ainda convencer outros, inacreditavelmente, de que qualquer risco em descer a mais de 3.500 metros de profundidade num equipamento sabidamente calculado para aguentar a pressão de 1.500, sem abertura por dentro caso flutuasse, seria menor do que o triunfo do feito vivido, como um fait accompli, anunciado e presumivelmente vitorioso, porquanto já experimentado. 

Que nível de inteligência racional e emocional, de inquietude, de dúvida, ou da chamada prudência bíblica, aquela que se acopla à sabedoria, não se veria dissuadida diante de uma mínima análise de risco de uma aventura dessa natureza, e nessas condições?

Que pessoas, diante da absoluta falta de perspectiva de um viver sem medo, em seus países de origem, dominados por terrorismo e pobreza, se lancem em desespero ao mar, com famílias e seus parcos pertences, em busca de uma vida decente, quiçá digna, mais do que próspera, é compreensível, à luz de uma realidade de exclusão que grita o pior da nossa contemporaneidade. 

Porém não é aceitável, até pelo tempo em que ocorrem, que vejamos essas cenas, guardas costeiras deixando pessoas à deriva em botes infláveis, como vimos em águas gregas recentemente, como se fôssemos milhões de espectadores de filmes-desastre, em replay constante, sob uma força hipnótica, mesmerizante, ou quase monótona. 

Nem Kafka (Franz Kafka 1883-1924), seria capaz de entender, mesmo quando interpreta a lenda de Prometeu tentando explicar o inexplicável, nas diferentes hipóteses, ao dizer que tudo ficou cansativo, e o acontecimento irrelevante, que “Os deuses se cansaram, a ferida cansada se fechou”. 

Tudo se reduz à pedra, sólida, impenetrável. Como parecem ter se petrificado os sentimentos ou a capacidade do homem de se enternecer, ou de estrategicamente organizar uma logística solidária entre países europeus para acolher esses refugiados.

No imaginário natural, fruto da experiência e da subjetividade individual, talvez aventuras desassombradas como o mergulho do Titan sirvam para compensar uma espécie de forra do excesso de catástrofes, conflitos, luto, e até pandemia. Mas de fato, o resultado de observar todos esses males, registrá-los no raconto cotidiano, sem nada fazer, é comparável a agravar, ainda que involuntariamente, e se acumpliciar a toda a sorte de barbárie que condenamos.

Guimarães Rosa nos ensina que “o real não está na saída nem na entrada. Ele se dispõe para nós é no meio da travessia”. Nesses dias do oposto da perplexidade, à qual nem sequer temos direito, em que podemos viver um relativo alívio pós pandêmico, mesmo que com excesso de luto, é de se pensar se estamos em meio a uma travessia, e se seremos capazes de dar a essa realidade mais do que um simulacro de saída, uma entrada em dias mais dignos desse nosso tempo.


Fonte: O GLOBO