Documento interno da sigla confirma André Fernandes e Eduardo Bolsonaro para comissão do dia 8 de janeiro; Ricardo Salles e Caroline de Toni aparecem entre os nomes para o MST

O Partido Liberal (PL) definiu os nomes que indicará para compor as vagas nas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) que investigarão os ataques golpistas do dia 8 de janeiro e as recentes invasões de terra por parte do MST.

Em documento interno obtido pelo GLOBO, a sigla liderada por Valdemar Costa Neto negocia para que cinco integrantes ocupem as vagas titulares do colegiado que vai tratar sobre as ocupações promovidas pelos sem-terra no início do governo Lula. Os nomes são Ricardo Salles (SP), Carol de Toni (SC), Delegado Éder Mauro (PA), Domingos Sávio (MG) e Capitão Alden (BA). Gustavo Gayer (GO), Rodolfo Nogueira (MS) e Marcos Pollon (MS) aparecem na suplência.

Outros deputados solicitaram para participar do colegiado, mas aguardam aprovação do líder da bancada Altineu Côrtes — entre eles Carla Zambelli (SP), Júlia Zanatta (SC) e Zé Trovão (SC).

Em relação aos nomes para a CPMI que investigará os ataques promovidos em 8 de janeiro, o PL reitera que não irá recuar e terá, como titulares, André Fernandes (CE) — autor do pedido de criação da comissão —, Eduardo Bolsonaro (SP) e Alexandre Ramagem (RJ), como já havia sido antecipado pelo GLOBO. Nikolas Ferreira (MG), o pastor Marcos Feliciano (SP) e Felipe Barros (PR) serão suplentes.

Ainda não há definição sobre os relatores e presidentes das duas CPIs. A expectativa da sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro é de que Fernandes assuma a presidência da dos Ataques Golpistas. Já Salles é cotado para a relatoria do MST, que ainda não tem prazo para ser instalada — a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) tem procurado líderes de partidos para que indiquem nomes ligados à bancada ruralista.

A escolha de Fernandes desagrada a base governista: o deputado é investigado em inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento nas manifestações que culminaram na depredação do patrimônio público em Brasília. O bolsonarista chegou a convocar apoiadores para comparecerem aos atos e fez piada com imagens do vandalismo.

Outras indicações para CPI dos Ataques Golpistas

Aliados do ex-presidente de fora do PL também foram indicados para compor o colegiado da CPI dos Ataques Golpistas. O Progressistas e o Republicanos formalizaram os nomes dos senadores Esperidião Amin (PP-SC), Damares Alves (Republicanos-DF), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), em ofício encaminhado à Secretaria-Geral da Mesa do Congresso.

Também nesta terça-feira, a federação PSOL-Rede indicou Erika Hilton (PSOL-SP) e o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ).

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que os partidos da base do governo devem indicar os nomes dos seus titulares até amanhã.


Fonte: O GLOBO