José Claudionor da Cruz e Andressa Cartes foram encontrados sem vida, em casa, em 8 de maio; polícia dos EUA investiga

A polícia de São Francisco investiga o que causou a morte de José Claudionor da Cruz, de 28 anos, e da mulher dele, Andressa Pereira Cartes, de 26. O casal de brasileiros foi encontrado sem vida, na última segunda-feira (8), na casa em que viviam na cidade do estado da Califórnia.

Os dois namoravam havia cerca de dez anos e tinham viajado para os Estados Unidos em janeiro. Segundo a família, eles pretendiam voltar ao Brasil em julho. Mas, no fim de semana, pararam de responder aos contatos de parentes, que estranharam a situação. Em nota, a polícia local afirmou que agentes foram até a residência, na rua Taraval, para ver se os moradores estavam bem. Dentro da casa, os policiais encontraram Claudionor e Andressa "irresponsivos".

Com isso, os agentes acionaram o serviço local de socorristas, que tentaram reanimar o casal, mas acabaram por declarar a morte dos dois no local. De acordo com a polícia, não havia sinais de violência nem de qualquer crime na cena do apartamento.

Em primeiro momento, parentes dos brasileiros disseram a jornalistas que acreditavam na possibilidade de os dois terem morrido asfixiados num vazamento de gás. No entanto, em nota divulgada à imprensa nesta quinta-feira, a família descartou a hipótese.

"Até o presente momento, a família não tem informações do real motivo do óbito, e a hipótese de vazamento de gás no imóvel que eles estavam está descartada, considerando que o imóvel sequer possuía aquecimento ou fogão a gás", afirma a nota, assinada pelo advogado da família.

Corpos não têm prazo para serem liberados

Na nota, os parentes do casal disseram que vão aguardar o andamento das investigações da polícia local.

"O momento é de dor profunda e só nos resta aguardar o retorno dos corpos ao Brasil para que possamos dar uma despedida digna aos nossos entes queridos. Confiamos na justiça e temos certeza de que o caso será apurado pelas autoridades americanas", afirma a nota.

Os corpos estão no Instituto Médico-Legal americano e só vão ser liberados para o translado ao Brasil ao fim do trabalho de perícia.

Ainda não há prazo para a liberação dos corpos, mas a família abriu uma vaquinha online para custear o translado. Até o momento, os parentes já arrecadaram US$ 5.303 — pouco mais de R$ 26 mil, na cotação atual.

Andressa era de Goiás e trabalhava numa empresa de veículos. Parentes e amigos fizeram homenagens ao casal nas redes sociais. Claudionor era empresário, sócio de um restaurante em Brasília.

"Durante essa semana, encerraremos nossas atividades, em memória de José Claudionor. Retornaremos na próxima semana", diz a nota do Alô Grau Bar, publicada no Instagram.


Fonte: O GLOBO