Joana D'Arc tentou retirar o animal à força do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus, contrariando servidores do local; a Justiça Federal havia determinado a devolução do animal ao influenciador Agenor Tupinambá

A deputada estadual Joana D'Arc (União-AM) esteve no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus, neste domingo para recuperar a capivara 'Filó' após uma decisão judicial que autorizou o retorno do animal para os cuidados do influenciador Agenor Tupinambá. 

Alegando que a ordem da Justiça Federal do Amazonas tinha "caráter imediato", a parlamentar tentou retirar a capivara à força do local, contrariando servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nas imagens de uma transmissão que Joana compartilhou em suas redes, a parlamentar corre para uma área restrita ao seu acesso acompanhada de assessores, que são contidos por servidores do Cetas. Um funcionário do Ibama afirma que a parlamentar invadiu o local e garante que a decisão será cumprida:

— Não vai ser desse jeito. A senhora vai perder uma razão que a senhora está tendo — diz o homem.

Joana grita e argumenta que eles não estariam cumprindo a ordem judicial e se ajoelha em frente ao servidor, implorando pela soltura do animal. Na sequência, a deputada entra numa sala próxima à jaula onde estava a capivara sob alegação de que estava fiscalizando o local. 

Minutos depois, em meio à confusão, pega a chave da jaula do animal e corre para abrir a fechadura. Joana é contida por seguranças do Ibama e ameaça "dar um murro" nos servidores que tocarem nela.

Após recuperar o animal, a deputada falou para apoiadores que estavam aglomerados na entrada do local: — Infelizmente a gente teve a dificuldade, mas conseguimos resolver depois de quatro horas. A sentença é de cumprimento imediato e isso não foi feito — afirmou Joana.

Em nota divulgada nas redes, o Ibama confirmou o cumprimento da ordem e afirmou "repudiar a intimidação praticada contra seus servidores neste sábado, em uma clara tentativa de deslegitimar a atuação do Instituto no cumprimento da legislação ambiental".

Procurado pelo GLOBO para comentar a alegação da deputada de que houve atraso no cumprimento da sentença, o Ibama ainda não se pronunciou.

Entenda o caso

O influenciador Agenor Tupinambá, de 23 anos, que viralizou nas redes sociais ao compartilhar sua rotina com a capivara Filó, entregou o animal ao Ibama nesta quinta-feira. O tiktoker e a capivara foram de avião de Autazes, onde ele vive, a Manaus, onde Filó foi assistida pelo Cetas para que fosse reintegrada à natureza.

Na manhã deste domingo a Justiça Federal do Amazonas concedeu a guarda provisória do animal a Agenor, autorizando a retirada de Filó da unidade do Ibama. Manifestantes se reuniram na porta do local, liderados pela deputada estadual Joana D'Arc, para pedir a soltura imediata da capivara.

Na decisão, o juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante determinou que Agenor poderia levar a capivara para o seu habitat natural, desde que comprovasse "que o transporte será em meios seguros, o que deverá ser atestado por um veterinário e/ou biológo".

Ainda segundo o magistrado, o influenciador deverá informar ao juízo periodicamente as condições de saúde do animal, devendo também ser facultado livre acesso dos órgãos ambientais para a fiscalização da capivara.

O juiz entendeu que Agenor e a capivara Filó vivem em "perfeita e respeitosa simbiose com a floresta e com os animais ali existentes". — Não é a Filó que mora na casa do Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas no Brasil — diz a decisão.

Antes desta determinação, outra decisão judicial expedida na tarde de sábado, porém, foi comemorada pelos manifestantes que estavam em frente ao Cetas como a volta do animal para a casa de Agenor. A determinação da Justiça repercutiu rapidamente inclusive nas redes sociais, porém ela não liberava de fato a volta de Filó para a casa do influenciador, apenas permitia uma vistoria no local em que Filó estava, no Ibama.

TikToker também foi multado em R$17 mil

O influenciador também foi multado em mais de R$17 mil pelo Ibama no último dia 18, por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Ele tentou recorrer da decisão, mas acabou tendo que entregar Filó. A multa não foi retirada pelo Ibama.

Em nota na época da decisão, o Ibama disse que "animal silvestre não é pet" e explicou que o caso chegou ao conhecimento após a descoberta da morte de um bicho-preguiça, que também era criado na propriedade de Agenor. O Ibama afirma que o influenciador não tem autorização para manter os animais em sua casa.


Fonte: O GLOBO