Sem confirmar ou negar que tenha desistido de alguma área no país, empresa diz que projetos por aqui "fazem parte de sua estratégia global e de seus planos de negócios''

A americana Exxon Mobil encerrou uma grande campanha para encontrar petróleo no Brasil, informou o Wall Street Journal nesta quarta-feira, citando fontes familiarizadas com o assunto.

De acordo com a reportagem, a gigante de petróleo e gás interrompeu a atual perfuração na área offshore depois de uma sequência de falhas em encontrar quantidades comercialmente viáveis de petróleo. A Exxon adquiriu a área com parceiros por US$ 4 bilhões em 2017. O WSJ aponta ainda que a empresa não descarta projetos futuros no país.

A Exxon havia apostado bilhões de dólares em perfuração offshore no Brasil, uma das três áreas geográficas com as quais a empresa contava para a maior parte de sua produção futura. Os outros dois -- a Guiana e os EUA -- estão tendo um bom desempenho, mas a Exxon ainda não conseguiu fazer uma descoberta de peso do óleo como operadora nas águas do Brasil.

Em maio de 2022, a Exxon havia concordado em expandir com a Equinor o projeto Bacalhau, de US$ 8 bilhões, que deve produzir 220 mil barris de petróleo e gás por dia. No entanto, essa campanha também sofreu atrasos e seu início foi adiado para 2025.

Procurada, a Exxon, por meio da assessoria de imprensa, não confirmou nem negou que teria desistido de alguma área no Brasil. A empresa disse apenas que " o Brasil é uma região importante no futuro da empresa" e que os projetos "permanecem no caminho da companhia e fazem parte da estratégia global e dos planos de negócios".

A reportagem do jornal americano foi divulgada menos de um dia depois de a Exxon sinalizar que seus lucros operacionais no primeiro trimestre caíram cerca de 25% em relação aos níveis recordes do ano passado, devido à redução dos preços do petróleo e do gás.


Fonte: O GLOBO