Colegas de sala presentearam Patrícia Linares com um bolo no dia de seu aniversário de 45 anos, ontem a noite.

O encontro foi dias depois de a mulher ser alvo de comentários preconceituosos por três colegas do curso de Biomedicina que faz na Unisagrado, em Bauru (SP), por causa de sua idade.

Os alunos prepararam um bolo para Patrícia e inscreveram a mensagem: “Nós te amamos”. O doce tinha referência ao cachorrinho de estimação Tibe, considerado integrante da família Linares.

— Estou procurando reverter o mal em bem — disse a estudante. — Que pena que nós humanos temos tão pouco tempo para fazer tantas coisas.

A universitária disse que espera uma resposta da faculdade sobre as medidas disciplinares que seriam tomadas em relação ao episódio.

— Estou esperando uma resolução desse caso e estou muito ansiosa para solucionar isso. Não teve nenhuma solução, porque eles têm formalidades para cumprir.

Procurado, o Unisagrado não se manifestou até a publicação desta reportagem

Nas redes sociais, Patrícia vem recebendo diversas mensagens de apoio. A atriz Lilia Cabral postou um recado para as “novinhas” em sua conta no Instagram: “Respeitar as mulheres mais novas é respeitar o seu futuro. Não tem aqui nenhuma ‘praga’. Muito pelo contrário, te desejo muitos anos de vida”.

A apresentadora Adriane Galisteu publicou: "Mulher velha pode estudar se quiser, pode ficar à toa, se desejar. Mulher velha é igual a mulher nova, só que velha".

Em vídeo divulgado em conjunto nas redes sociais, os ministros Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e Cidadania, e Camilo Santana, da Educação, também comentaram o caso:

— Estamos construindo políticas públicas que sejam capazes de abraçar todas as pessoas. É imprescindível que o direito à educação seja visto e reconhecido como um direito humano — afirmou Almeida.

Camilo finalizou a postagem dizendo que a pasta que comanda apoiará “o processo de formação orientada à superação das desigualdades”:

— Que este lamentável episódio nos leve à reflexão sobre as dimensões e o papel das universidades de formar cidadãos comprometidos e alinhados às funções sociais da educação. Nunca é tarde para aprender.


Fonte: O GLOBO