Técnico português enfrenta turbulência após iniciar trabalho com três fracassos em um mês

O novo revés do Flamengo na temporada — diante do Independiente del Valle, pela Recopa, na terça-feira — acirrou os ânimos no clube, com críticas especialmente aos trabalhos do técnico Vítor Pereira e do vice-presidente de futebol, Marcos Braz. A dupla, porém, conta com a confiança do presidente do clube, Rodolfo Landim, que descarta substituí-la no momento. A VP, inclusive, é dado o respaldo para seguir implementando suas ideias e fazer as mudanças necessárias no time.

— Tenho acompanhado o trabalho dele. O que ele pensa e faz tem lógica e fundamento. Aos poucos, estamos acertando. Vi um time em campo ontem (terça-feira) que evoluiu muito em diversos aspectos. Tenho mais que esperança, quase a convicção, de que em muito breve estaremos colhendo frutos desse trabalho. É nisso que eu acredito — afirma Landim em entrevista ao jornalista Mauro Cezar Pereira do UOL.

No caso de Braz, a confiança, ao menos no discurso, é ainda maior. Landim continua avaliando positivamente o trabalho do vice de futebol, apesar das muitas crises que o setor tem enfrentado nos últimos anos. O presidente chama para a si a responsabilidade por eventuais fracassos e garante que Braz só deixará o rubro-negro por vontade própria.

— Eu e Marcos entramos nisso juntos no início de 2019 e vamos estar juntos até o final de 2024, a menos que ele não queira e me peça para sair. Ele é um grande colaborador. Se tem algo errado no futebol do Flamengo, a responsabilidade é minha. Ele faz um excelente trabalho, discute comigo as opções que temos e me assessora nas decisões a tomar — alega Landim.

O dirigente, por outro lado, não respondeu com clareza sobre os motivos que o levaram a trocar Dorival Júnior, então campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, pelo português ao fim da última temporada. Limitou-se a dizer que "foram fatores de avaliação interna, quase íntimos do clube".

Fato é que o início de Vítor Pereira está muito aquém do desejado. Em um mês, ele perdeu a Supercopa do Brasil para o Palmeiras, caiu na semifinal do Mundial de Clubes diante do Al Hilal e foi superado pelo Del Valle na Recopa Sul-Americana. Agora, vê o Campeonato Carioca ganhar peso extra para o restabelecimento de um clima de paz. Neste domingo, já tem outro desafio importante: o clássico com o Vasco, às 18h10.


Fonte: O GLOBO