O gabinete do presidente Yoon Suk Yeol negou as alegações e apresentou uma queixa por difamação contra os autores da denúncia

A polícia sul-coreana realizou uma operação de busca e apreensão nesta quarta-feira (15) na sede do Ministério da Defesa, no distrito de Yongsan, em Seul, em meio à investigação da influência de uma cartomante na recente mudança de endereço da residência presidencial.

Segundo a Agência de Polícia Metropolitana de Seul, o objetivo da ação é encontrar evidências sobre o envolvimento da cartomante, como registros de entrada de veículos.

De acordo com Kim Jong-dae, que já foi legislador pelo Partido da Justiça, a cartomante conhecida como Cheongong teria feito visitas ao escritório do Exército dentro do complexo ministerial, informou a agência de notícias Yonhap News. Diante da suspeita levantada, o gabinete do presidente Yoon Suk Yeol apresentou uma queixa por difamação contra Kim e outros indivíduos que fizeram a denúncia.

A presidência negou as alegações de envolvimento de Cheongong na realocação da residência. Yoon e a primeira-dama, Kim Keon Hee, passaram a utilizar o novo imóvel em novembro de 2022.

O escritório oficial, que era no tradicional edifício Cheong Wa Dae, conhecido como Casa Azul, passou a ser no prédio do Ministério da Defesa em Yongsan, no centro de Seul. Enquanto isso, o antigo local do Ministério das Relações Exteriores, em Hannam-dong, foi transformado para ser a nova residência presidencial.


Fonte: O GLOBO