Operação ‘Terra Solta’ foi deflagrada nesta terça-feira (7) para apurar crimes como invasão, loteamento e comércio de área na reserva Polo Antônio de Holanda, no Bujari

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (7), a operação Terra Solta, que investiga diversos crimes ambientais envolvendo assentados e não assentados da reserva legal Polo Antônio de Holanda, na cidade de Bujari, no interior do Acre. A ação contou com apoio do Incra, Ibama e Polícia Civil.

São cumpridos nove mandados de busca e apreensão, três medidas cautelares de proibição de acesso e frequência à área de reserva legal e um mandado judicial de suspensão de atividades de pessoa jurídica. A investigação começou após denúncias do Incra-AC que apontaram indícios de invasão, loteamento e comércio de área no interior da reserva legal.

Conforme a PF-AC, os danos ambientais foram estimados pela perícia em mais de R$ 8 milhões e devem ser objeto de ressarcimento.

Em razão dos fatos apurados, os investigados devem responder pelos crimes de organização criminosa, invasão de terras públicas da União, desmatamento e falsidade ideológica, entre outros delitos, cujas penas somadas podem ultrapassar os 20 anos de prisão.


Operação ‘Terra Solta’ foi deflagrada nesta terça-feira (7) no Bujari, interior do Acre — Foto: Arquivo/PF-AC

Semana de combate a crimes ambientais

A operação Terra Solta deu início à semana de combate a crimes ambientais no Acre e está vinculada ao Projeto Paz na Floresta, instituído no âmbito da Superintendência Regional da PF-AC. O objetivo da ação é a repressão e a investigação de invasões e desmatamento de áreas ambientais tuteladas pela União.

Ainda segundo a PF-AC, ao longo da semana, mais de 150 policiais federais vão estar mobilizados e empenhados no combate à criminalidade ambiental. A população pode denunciar esses crimes pelo telefone (68) 3212-1229.

Fonte: G1/AC