'A guerra não pode interessar a ninguém', escreveu Lula sobre a conversa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou nesta quinta-feira ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante uma ligação por vídeo, a disposição do Brasil de conversar com os outros países e participar de qualquer iniciativa pela paz. A conversa com tradutores, que durou quase 30 minutos, ocorreu depois de semanas de gestões entre os dois governos. Lula também se solidarizou pelas vítimas ucranianas da guerra, informaram fontes do governo brasileiro.

"Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém", escreveu Lula sobre a conversa.

A ligação ocorreu quase uma semana depois de Zelensky declarar, durante uma coletiva que marcou o aniversário de um ano da guerra na Ucrânia, que gostaria de se encontrar com Lula e que precisava de sua ajuda para que seu país "seja mais bem compreendido na América Latina".

Na ocasião, o líder ucraniano também expressou a intenção de fazer uma cúpula com líderes da região, afirmando que gostaria de comparecer pessoalmente ao encontro, "embora seja muito difícil para mim sair da Ucrânia". Nesta quinta, Lula afirmou que falará com México para organizar uma cúpula nesse sentido.

Após ouvir o posicionamento do chefe de Estado brasileiro, Zelensky lembrou que seu país apresentou uma proposta de paz no ano passado, durante reunião do G20 na Indonésia, e pediu que o Brasil examinasse essa proposta. Também classificou a conversa com Lula de "útil" em nota publicada após o encontro.

"Estamos retomando os contatos entre nossos países no mais alto nível", comentou Zelensky. "Eu o informei sobre os ataques da Rússia contra nosso povo, sobre o assassinato de crianças, sobre os ataques à nossa infraestrutura civil. Agradeci ao Brasil por apoiar nossa resolução sobre paz e integridade territorial para a Ucrânia. Discutimos os esforços diplomáticos para impedir a agressão russa e restaurar a paz em nosso país, na região e no mundo. Em particular, os esforços internacionais para implementar nossa Fórmula da Paz."

Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que Zelensky "lembrou que Lula já esteve em seu país (em 2004 e 2009)" e que reafirmou seu convite para que Lula visite Kiev. Já "Lula manifestou disposição em atender o convite em um momento adequado, e retribuiu o convite, com o desejo que o retorno da paz facilite esses encontros".

Lula manifestou publicamente o interesse em criar um grupo de países para negociar a paz entre a Rússia e a Ucrânia durante a visita do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, em Brasília, em 30 de janeiro.

Ao mesmo tempo em que condena a invasão da Rússia ao território ucraniano, Lula também se nega enfaticamente ao envio de armas, munições ou outras tecnologias bélicas ao governo de Zelensky, mantendo a postura tradicional do Itamaraty de neutralidade perante a questão.

Segundo o comunicado do Planalto, essa posição foi reiterada durante a ligação, com Lula ressaltando que "o Brasil defende a integridade territorial da Ucrânia" e que por isso votou favoravelmente na recente resolução da ONU que exigiu a retirada das tropas russas da Ucrânia.

"[Lula] Citou ainda conversas com os líderes da França, Alemanha e EUA nesse sentido e sua disposição de conversar igualmente com a China em sua visita a Pequim e também de conversar com a Rússia. Os dois líderes ficaram de conversar novamente em um futuro próximo", registra o comunicado do governo, com a perspectiva de que a nova conversa ocorra após a volta de Lula de Pequim.

Com isso, Lula quis deixar claro que está falando com todas as partes envolvidas no conflito, sem distinção. Segundo uma fonte do governo brasileiro, "Zelensky percebeu que a ideia de buscar a paz está ganhando força".

Por enquanto, porém, Lula não apresentou ao presidente da Ucrânia ou aos demais interlocutores com quem conversou, incluindo nas bilaterais com Scholz e com o presidente dos EUA, Joe Biden, em 10 de fevereiro, uma proposta concreta.

— Trata-se de um conceito apenas, de uma ideia, a ideia de reunir todos os países que querem trabalhar pela paz — afirmou a fonte, acrescentando que uma proposta concreta "precisa ser apresentada no momento adequado; isso deve ser muito bem calibrado".

O governo russo informou que Moscou "tomou nota" das várias declarações que Lula tem feito sobre a questão e está avaliando as propostas do presidente.

— Tomamos nota das declarações do presidente do Brasil sobre o tema de uma possível mediação, a fim de encontrar caminhos políticos para evitar a escalada [da guerra] na Ucrânia, corrigindo erros de cálculo no campo da segurança internacional com base no multilateralismo e considerando os interesses de todos os envolvidos — afirmou. — Estamos examinando as iniciativas, principalmente do ponto de vista da política equilibrada do Brasil e, claro, levando em consideração a situação in loco.

Na quarta-feira, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, acertou durante o primeiro dia de reunião de chanceleres do G20 em Nova Délhi, na Índia, uma visita do ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, ao Brasil na segunda quinzena de abril.

Mas, apesar da disposição brasileira ao diálogo, a reunião do G20 mostra os desafios perante as tentativas de paz. Nesta quinta-feira, o encontro de chanceleres terminou sem uma declaração final em meio a troca de acusações entre Estados Unidos, de um lado, e russos e chineses de outro, eliminando qualquer possibilidade de o Brasil reforçar a necessidade de uma solução pacífica por meio do diálogo.

Já na semana passada isso ficou evidente após a apresentação, pela China, de uma proposta de 12 pontos, em que pede o diálogo entre russos e ucranianos, iniciativa que foi rapidamente rejeitada pelo Ocidente.

A avaliação do Brasil é de que, no último dia do encontro de chanceleres das maiores economias do mundo, a receptividade à proposta de criação de um grupo de paz ficou bem abaixo do que foi verificado há uma semana em Munique, na Alemanha, durante a 59ª Conferência de Segurança.

Nesta quinta-feira, Vieira teve 14 reuniões bilaterais, uma delas com o secretário de Estado americano, Antony Blinken. O chanceler se pronunciou duas vezes no evento. Reforçou a posição do governo brasileiro de que as sanções aplicadas à Rússia de forma unilateral são ilegais e ferem o direito internacional.

— Além de (as sanções) serem ilegais à luz do direito internacional, não ajudam a reduzir a pressão nas cadeias globais de alimentos e nos preços da energia — afirmou.

Vieira disse que o Brasil voltou a ter voz no âmbito internacional e afirmou que o mundo passa por múltiplas crises — saúde, energia, guerra, entre outras — que não podem ser resolvidas isoladamente por nenhum país. 

Lembrou que Lula propôs uma parceria global pela segurança alimentar e assegurou que o Brasil está ciente de sua responsabilidade como um dos principais fornecedores de alimentos do planeta. O chanceler também reafirmou o compromisso do Brasil no combate ao aquecimento global.

— Mudança climática, proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável são prioridades absolutas para o novo governo brasileiro. Prevenir e mitigar os efeitos da mudança climática e reduzir o risco de desastres são, portanto, partes fundamentais e inseparáveis dos esforços para promover a segurança e o bem-estar da nossa população — disse Mauro Vieira. (colaborou Eliane Oliveira, de Brasília)


Fonte: O GLOBO